TERRA DE QUILOMBO
O Carnaval de Salvador 2000 registra o vigésimo sexto desfile do Bloco Ilê Aiyê que vem o tema "Terra de Quilombo".
O quilombismo representa referencial para a trajetória do africano em terras brasileiras no processo escravocrata, notadamente a resistência pela liberdade; sua contribuição à construção da diferença; à
formação do povo brasileiro; à necessidade de solidariedade para a sobrevivência em um país continental.
O Movimento Quilombola que se inicia no século 17 com Palmares, somente fechou o seu ciclo de luta nas últimas décadas do século 19.
Portanto, o “Quilombo” como forma organizacional, o Movimento Quilombola, registra o mais longo fato histórico, com duração de 258 anos (1630 Palmares até 1888).
Assim os quilombos formados transplantam para o Brasil, para a América Latina, a África, quando ocupam espaços e recriam a
cultura a partir do espaço americano e brasileiro.
No Carnaval de Salvador 2000 o Bloco Ilê Aiyê vai contar um pouco da luta tradicional quilombola tal como foi em Palmares (século 17), Ambrósio (século 18), Jabaguara (século 19) e também das Comunidades Remanescentes de Quilombo, hoje, tais como: Rio das Rãs, Kalunga, Trombetas, Frechal e Castainho.
Essas Comunidades desenvolvem práticas cotidianas de
resistência e de defesa de seus modos de vida característicos e de manutenção dos seus territórios quilombolas conquistados nesses 500 anos do Brasil oficial.
Bibliografia : confira aqui
|