ABDJAN, ABUJA, HARARE, DAKAR. AH! SALVADOR SE FOSSE ASSIM ...

O Bloco Ilê Aiyê registra 33 carnavais e leva para a avenida o tema ABDJAN, ABUJA, HARARE, DAKAR. Ah! Salvador se você fosse assim... O Tema do Carnaval de Salvador 2007 expõe a relação do negro com o poder, mostrando exemplos de cidades africanas onde o negro tem participação no poder do ponto de vista econômico, social e político. Diferente da Salvador que nós temos e igual a que queremos. Abdjan é um dos maiores centros de desenvolvimento em termos globais no continente africano. Dakar é a cidade capital do Senegal, localizada na Península do Cabo Verde, na Costa do Atlântico, constituindo-se num ponto regional significativo.




Abujá em sua qualidade de capital federal é uma cidade planejada com recursos arquitetônicos, sua principal característica é a resistência a erosão, que lhe dá o título de aso rock - hoje asokoro, o que significa povo vitorioso reinando sobre um espaço suntuoso, construído por monumentos que abrigam o complexo presidencial; a assembléia nacional; a suprema corte; a mesquita da Nigéria; a catedral centro ecumênico da Nigéria; o aeroporto internacional nnambi azikiwe, além de espaços ainda em construção. Harare é uma das mais prósperas e modernas cidades africanas, embora tenha a ambiência de portos e rios de acesso. em 1890 grupos, agrupamentos rodesianos, se estabeleceram às margens de uma pequena montanha ou colina - uma kopje, anteriormente denominada forte salisbury. A colonização quebrou essa corrente; expropriou as riquezas naturais da áfrica; drenou o solo; arrancou petróleo, ouro , ferro, minas , pedras preciosas. A África está buscando seu próprio caminho, novos horizontes, mais independência, Paz e uma liberdade mais verdadeira e compartilhada que uma a todos os africanos e mulheres africanas. Os verdadeiros donos do Continente Africano e ancestrais da nossa Diáspora.

ABDJAN = Costa do Marfim
ABUJA = Nigéria
HARARE = Zimbaue
DAKAR = Senegal

Bibliografia : confira aqui



VOLTA   |    Ilê Aiyê   |    Temas   |    Deusa do Ébano   |    Festival de Música   |    Discografia   |    Trajetória Histórica   |    HOME