O Festival de Música e Artes Olodum – FEMADUM - foi criado em 1980, para divulgar a diversidade da cultura afro baiana e brasileira e dar oportunidade a talentos populares de artistas que buscam na cultura Afro a sua fonte de inspiração, possibilitando a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e de países africanos, por meio de composições populares, ou seja, um olhar do povo sobre a história e sua reprodução através da cultura.
O FEMADUM é o principal evento cultural do Olodum, antes do carnaval. Criado pelo Bloco Afro Olodum nos anos 80, nele era escolhida a rainha do carnaval do Olodum e ocorria a seleção das músicas nas categorias Samba Tema e Samba Poesia.
O festival é, sem dúvida, o mais importante evento público da música afro brasileira e também o maior das Américas. Realizado no Largo do Pelourinho, ao longo de 33 anos teve a participação de um público superior a 300 mil pessoas, sendo 10 mil por evento.
Já participaram do evento vários grupos artísticos baianos, nacionais e internacionais, particularmente aqueles vinculados à cultura negra, além de personalidades de notório reconhecimento público, a exemplo de: Jimmy Cliff, Linton Kwesi Johnson, Mutabaruka, (Jamaica) o reggae man do Mali, Koko Dembele, Ray Lema do Congo, os angolanos Filipe Mukenga, Irmãos Almeida, MFA Kera de Madagascar, o Grupo musical Kilombo da Venezuela, e Afro Colômbia. Gal Costa, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Elza Soares, Mário Gusmão, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, Lecy Brandão, Ney Lopes, Banda Mato Seco, Emicida, Banda Tribo de Jah e Zezé Motta foram alguns dos artistas nacionais presentes. Personalidades como Pierre Verger, Mestre Didi, Mãe Estela de Oxossi do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Francês, Sr. Harlem Desir entre outros.
Sábado - 17/01/15
14h00 - Banda Percussiva Olodum e Ala de Canto
14:30h - Escola de Samba Unidos de Itapua (Samba enredo)
15:00h - Femadumzinho – Espetáculo “Caminhos da Fé” - (música e danca afro)
15:30h - Samba de Roda Urbano – (samba)
16:00h - Marquinhos Marques e Banda (afro-pop)
16:40h - Edu Casa Nova e Banda
17:00h - Banda Moa Anbesa – (reggae)
17:40h - Banda Percussiva Olodum e Ala de Canto Olodum
Domingo - 18/01/15
14:00h - Banda Percussiva Olodum e Ala de Canto
15:00h - Premiação dos Compositores Festival 2015 - Banda Percussiva Olodum - participação
15:40h - Edy Vox e A Banda (Reggae)
16:30h - Entrega do Troféu Samba Reggae aos homenageados
17:00h - Ramiro Naka (música afro-latina)
17:30h - Banda Percussiva Olodum e Ala de Canto
Resultado Final Femadum 2015
1° Lalibela Olodum - Alisson Lima e Angelo Lima
2° O Timkat Olodum da Etiópia - Adailton Poesia
3° O começo da história - Diggo de Deus
COMENTÁRIOS - Femadum lota ruas do Pelourinho
Festival de música afro reuniu várias atrações no largo do Pelourinho e contou com mais de dez mil pessoas no local
O público atendeu ao chamado do Olodum. Mais de dez mil pessoas estiveram nas ruas do Pelourinho e do Carmo para prestigiar mais uma edição do Festival de Músicas e Artes Olodum – Femadum. O evento que aconteceu no último sábado e domingo, dias 17 e 18 de janeiro, reuniu diversas atrações como Samba de Roda Urbano, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Marquinhos Marques, Edu Casa Nova e Edy Vox, além da atração internacional Ramiro Naka. O Femadum é um evento no qual o Olodum apresenta as canções de trabalho que irão compor o repertório da banda no Carnaval 2015.
Este ano, o grupo mostrou as canções “Lalibela Olodum”, composição de Alisson Lima e Angelo Lima, “O Timkat da Etiópia”, de autoria de Adailton Poesia, e “Começo da História” que tem Diggo de Deus como compositor, primeira, segundo e terceiro lugar. O final de semana também foi de homenagens. O grupo entregou o troféu Samba Reggae para nomes como o ator Antônio Pitanga, pelo conjunto da Obra do artista, no teatro, televisão e cinema e, em especial pela sua participação no “O Pagador de Promessas”, o engenheiro de som e produtor Filipe Cavalieri, pelo apoio dado ao Olodum, Eunice Rodrigues,?(N?il?)?, e Maria Auxiliadora Régis Dias, Dora Dias, pelo trabalho realizado no grupo, e Lucinha do MST, pelo trabalho realizado na Promoção da Igualdade Racial e de gênero.
No evento também apresentou um pouco mais sobre o tema e conteúdo histórico do enredo do Carnaval do Olodum, que este ano será “Etiópia, A Cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas”. O Femadum faz parte do projeto Música e Cultura Olodum e tem como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, Petrobras e Governo do Estado através da Secretaria da Cultura.
MÚSICA CAMPEÃ - LALIBELA OLODUM
Autores: Alisson Lima e Angelo Lima
Na cruz de Lalibela eu vou
Pelourinho Roma-negra é salvador (bis)
É Um Templo Sagrado que vem da Etiópia
e essa história eu prometo
te contar (oh jah!)
com os pés descalços
eu vou me curar
e agradecer ao todo poderoso Jah!
Na cruz de Lalibela eu vou
Pelourinho Roma- negra é salvador (bis)
É terça-feira é domingo
que os tambores aquecem
logo que o sol vai sumindo
meu coração estremece
é Pelourinho Olodum
com seu runfar magistral
sou pagador de promessas
sou um olodúnico espiritual
Na cruz de Lalibela eu vou... (bis)
Jerusalém, Pelourinho Roma na mesma unção
Lalibela a capital da salvação
todos carregam a cruz
cantando a mesma canção
Lalibela, Olodum estão no
meu coração
Na cruz de Lalibela eu vou... (biz)
EDIÇÕES ANTERIORES
CarnAxE - resgatando a trajetória carnavalesca e seus derivados
2014 - 34ª edição
2013 - 33ª edição
2012 - 32ª edição
2011 - 31ª edição
2010 - 30ª edição
2009 - 29ª edição
2008 - 28ª edição
2007 - 27ª edição
2006 - 26ª edição
2005 - 25ª edição
2004 - 24ª edição
Fonte : Olodum - janeiro 2015
volta | contato
|