carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  24 à 27 de julho 2003

ONDE ?

  Avenida Beira Mar - Fortaleza CE

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Fortal


Fortal 2003
12ª edição - slogan "Esta Festa é Nossa!"


"Esta festa é nossa!", o slogan do Fortal 2003 reflete o espírito da festa que transcendeu as fronteiras do Estado e do País. Este ano, a festa já tem dia e hora marcados. Começa dia 24 e termina dia 27 de julho.
O espaço mais bonito de Fortaleza – a Avenida Beira Mar - será palco do maior Fortal de todos os tempos. A novidade é a participação de seis bandas locais que mostraram todo o ecletismo cearense puxando trios independentes. Capilé e a banda baiana Kissukila irão puxar “pipoca” (trio sem corda). Para 2003, as maiores novidades são os blocos Pinel, Uau! e o alternativo Babamania, que estréiam este ano no Fortal. O Pinel traz uma atração diferente para cada um dos três dias em que o bloco vai estar na avenida. Primeiro, é a vez da Timbalada (Ninha, Denny, Amanda). No sábado, a atração será o Olodum (Tonho Matéria). No último dia de Fortal, a atração vai ser o Pimenta Nativa (Serginho). Já o bloco Uau! leva para a avenida a banda Babado Novo (Claudia Leite), a grande revelação do último Carnaval de Salvador. O Babamania leva para a primeira noite de festa o performático Mister Babão.
Outra grande atração será a presença de Margareth Menezes, pela primeira vez puxando o tradicionalíssimo bloco Kanguru, que vem também com Ricardo Chaves. Completam o Fortal os blocos Cerveja & Cia, com Ivete Sangalo, Cocobambu, puxado pela banda Asa de Águia (Durval Lelys), além do bloco mais famoso do Fortal: o Sirigüella, sempre puxado pelo Chiclete com Banana (Bell Marques), banda que, no primeiro dia, desfila ainda no alternativo Nana Banana.

Além disso, quatro bandas locais vão encerrar cada uma das noites de Fortal. As bandas foram escolhidas através de um concurso realizado no programa Planeta Diário, apresentado por Paulinho Leme, na TV Diário. O Movimento Percussivo Quebra-Molas, formado por jovens de risco das áreas pobres de Fortaleza, vai levar para o corredor cerca de 60 percussionistas com instrumentos reciclados, pneus e muita alegria.
Para dar suporte a toda essa festa, uma megaestrutura com 200 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além de equipamentos de som de última geração em cada um dos trios elétricos. O T-Rex, do Chiclete com Banana, por exemplo, possui uma plataforma móvel para que o cantor chegue bem perto do público. Estrutura semelhante possui o Walk Stage, do Asa de Águia, que conta com um elevador para aproximar os músicos da avenida. O destaque fica para o Totozão, do bloco Pinel. O trio elétrico é considerado o maior e mais bem equipado de todo o mundo. A limpeza vai ser garantida por 100 profissionais que vão manter o Corredor limpo antes e depois da passagem de cada bloco. A organização do trânsito vai ser de responsabilidade de nada menos que 600 homens. Realização Click Promoções.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
A 12ª edição do Fortal acabou em grande estilo. Momentos que irão ficar para sempre na lembrança de todos que participaram da festa. Cada bloco deixou no corredor da folia um rastro de alegria, brilho e saudades. Projeto Novo Som do Fortal, com Banda Sambaxé (sexta), Diamante Cor-de-rosa (no sábado) e Movimento Percussivo Quebra-Molas (no domingo) mostraram o que tem de novo pela cidade. O BCAD (Cia de Dança Janne Ruth), além do próprio Quebra-Molas, foram os modelos de projeto social de sucesso que o Brasil inteiro precisava conhecer.
O trio alternativo que levou Pagula(quinta), Sambaxé(sexta), Largatixa com Torcicolo(sábado) e Tikatá(domingo) mostraram o talento do Ceará em termos de swing e alegria. Babamania com Babão e Nana Banana com Chiclete com Banana, na quinta-feira, dia dos blocos alternativos, não foi um ensaio como se pensava ser. O recorde de 250 mil pessoas em plena quinta-feira diz tudo.
O Bloco Pinel levou três atrações ao Fortal. Os grupos afro-sociais, Timbalada e Olodum, agitaram. Pimenta N'ativa recordou os tempos do Abarca. Olodum promoveu um momento histórico: o Hino Nacional Brasileiro no corredor da folia.
O Kanguru abrigou um encontro de mestres. Ricardo Chaves e Margareth Menezes relembraram clássicos da axé music e emocionaram. Ricardo, nos outros dias, só comprovou o que todos sabem. Ele é o maior puxador de blocos do Fortal. Tanto que para isso subiu até na grua de transmissão do Sistema Verdes Mares. Ivete Sangalo arrasou com charme e irreverência. A sua voz possante colocou os foliões do bloco Cerveja & Cia para fazer a folia. Ivete parou a banda e um coro só cantou o refrão de 'Festa'. Asa de Águia relembrou personagens e lançou Salvador Dalino, o pintor da alegria, e fez prévia de um novo personagem: David Coperlino e sua vara mágica. Durval fez mágica na avenida e promoveu fantasia no corredor da folia. Afinal, o "Asa Arreia!".
Estreando no Fortal, o bloco UAU! mostrou competência o suficiente para continuar nos próximos anos. Babado Novo e a mais nova musa baiana, Cláudia Leite, conquistaram o público cearense com sua irreverência e animação. O sucesso foi total e a galera aprovou. O Sirigüella completou dez anos na avenida com o Chiclete com o Banana. Essa parceria é quase um sinônimo de Fortal, mesmo sem ter os mesmos 12 anos da micareta. Bell Marques liderou os foliões para mais três dias de muito delírio, embalado com os sucessos da banda.
'Dandalunda' foi o hit do Fortal. 'Voa, voa' o hino do Sirigüella. Ivete voltou a fazer a "Festa". Babado Novo pediu "Canudinho" para a "Água Mineral" da Timbalada. Afinal, "Olodum pra balançar" é fundamental no Fortal. O Asa está "Pra lá de Bragadá" e e Serginho avisou que "Tem Pimenta" no corredor da folia. Ricardo Chaves anunciou que "Acabou". Enfim, as músicas que balançaram os foliões ficarão por muito tempo na memória. Até o ano que vem!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
2002 - 11ª edição
2001 - 10ª edição
2000 - 09ª edição
1999 - 08ª edição
1998 - 07ª edição
1997 - 06ª edição
1996 - 05ª edição
1995 - 04ª edição
1994 - 03ª edição
1993 - 02ª edição
1992 - 01ª edição
www.carnaxe.com.br