|
BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA
O Balé Folclórico da Bahia, a única companhia de dança folclórica profissional do país, nasceu em 1988 e desde então já apresenta um significativo currículo de atividades, especialmente as turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio no país e no exterior, refletido na resposta do público e da crítica especializada.
Criado e dirigido por Walson Botelho e Ninho reis, o Balé Folclórico funciona em regime integral, onde seus componentes recebem as mais variadas orientações das diferentes técnicas de dança, música e teatro.
Em dezembro de 1988, recebeu o prêmio "Melhor Espetáculo de Dança da Bahia" e em 1990, recebeu o "Prêmio Fiat". Em 1993, a companhia recebeu os prêmios "Melhor Espetáculo de Dança do Brasil" e "Melhor Companhia de Dança da Brasil", oferecidos pelo Ministério da Cultura.
Após uma turnê de sucesso pela Europa em 1994, foi aclamado pelo Jornal The New York Times, como a melhor e mais importante companhia de dança negra do mundo na atualidade. O Balé Folclórico da Bahia procura retratar, no mais puro estado, as mais importantes manifestações folclóricas da Bahia, incluindo alguns quadros sobre o cadomblé, religião africana trazida para o Brasil pelos escravos na qual a música e a dança são os elementos principais.
|