O Tema do Carnaval de Salvador 2025 foi anunciado: "40 anos do Axé Music", uma homenagem à décadas de adrenalina ao sabor desse som.
O objetivo é valorizar a trajetória do gênero musical que ajudou a compor a identidade cultural e carnavalesca baiana.
Em homenagem aos 40 anos do Axé Music, a marca do Carnaval de Salvador 2025 foi desenvolvida este ano por Pedrinho da Rocha, um dos ícones da folia baiana, responsável por grandes e importantes marcas de blocos e bandas e pela criação do abadá, em substituição às mortalhas, na década de 1990. Com 48 anos de atuação no Carnaval, Pedrinho também testemunhou o surgimento de grandes artistas do gênero musical.
“Para mim, é simbólico. Eu não acho que estou encerrando a minha carreira, não tenho essa visão, mas, de certa forma, é um coroamento de um trabalho que eu levei 48 anos fazendo. Estamos comemorando 40 anos de Axé e eu conheci essa galera toda. Eu acompanhei o início da carreira de Luiz Caldas. Luiz ensaiou em meu ateliê em 1983. Luiz foi o artista que deu esse start no que as pessoas chamam de Axé. Chiclete já tocava, Gerônimo, Cheiro, Luiz Muritiba. Então, é um coroamento do meu trabalho e eu me sinto muito honrado e agradecido”, contou o designer, ilustrador e publicitário.
A marca e as ilustrações que irão representar a folia este ano em toda a mídia, outdoor, paineis e anúncios contam com cores vivas e marcantes e traços autorais. “O conceito inicial da marca foi esse: ‘movimento e energia’. Eu busquei fazer uma marca que representasse movimento, pois eu acho que tem muito a ver com o Axé Music, e que tivesse uma combinação de cores que passasse essa energia que a música baiana permitiu não só para aqui, mas para o Brasil inteiro”, explicou.
Além da representação do movimento e da energia, Pedrinho também imprimiu características do seu trabalho, através da produção de uma tipologia própria e da composição da arte. “Cada letra tem uma composição monocromática. O “a” da palavra axé, por exemplo, tem três tons de vermelho dentro; o “x” tem três tons de verde; o “m” da palavra music tem três tons de lilás. Isso aí dá até uma elegância na tipologia. Ao mesmo tempo que é carnavalesco, aí já é uma coisa mais minha, tem uma elegância, um charme. Cada letra é como se representasse uma fantasia que eu fiz, porque se eu pego a fantasia de um bloco, geralmente eu predomino uma cor só para dar conjunto ao bloco. Cada letra é como uma síntese do que eu fiz esses anos todos”.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca que a marca do Carnaval, este ano, não poderia deixar de ser uma homenagem aos 40 anos de Axé Music e das contribuições do gênero para o Carnaval de Salvador neste período. “A marca tem muito movimento, muita energia, muita cor e representa muito bem a alegria, a descontração e a energia que o Carnaval de Salvador emite para o Brasil e para o mundo”.
PEDRINHO ROCHA (escolha acertada)
“Filho da Folia” – Com infância nos Barris, Pedrinho da Rocha, de 67 anos, via o Carnaval na rua onde viveu. Havia Carnaval em alguns bairros do Centro em 1960, a exemplo do próprio bairro dos Barris, Nazaré, Garcia e 2 de Julho. Os trios se encontravam na Avenida Sete de Setembro, que virava um grande palco.
“Quando eu tinha 13, 14 anos, fizemos fantasia com sacos de linhagem e saímos com um cordão e uns batuqueiros, com uns dez meninos pela rua. Foi um sábado de Carnaval. Na época havia carros na avenida. Minha mãe fantasiava a gente. E nós brincávamos no meio da Avenida Sete, meninos. Tudo o que eu fiz na minha vida e que faço até hoje tem essa memória. Não que eu queira, é inconsciente”.
Ele define o Axé Music como uma forma de o baiano brincar e curtir o Carnaval. “A ideia é que todo esse mundo que a gente chama de Axé reúne vários ritmos. Dentro do que a gente chama de Axé Music há o ijexá, o samba-reggae, o frevo, o pagode, o galope e o rock, que fez parte por muitos anos do trio elétrico. Há uma ilustração que eu fiz para o Carnaval de Salvador que para mim é a mais sintética de tudo isso aí, que é um trio com um liquidificador em cima, com vários ritmos entrando e saindo em forma de Axé Music. Eu até brinco dizendo que na verdade Axé Music não é um ritmo, é só a forma com que o baiano dança ou brinca”.
LP MAGIA 40 ANOS
Uma comemoração ao "Magia", álbum que revolucionou a música baiana e deu origem ao movimento que ficou conhecido como Axé Music.
Quatro décadas depois, Luiz Caldas continua sendo referência de versatilidade e inovação musical. Durante o show comemorativo no MAM-BA, o artista promete revisitar os clássicos de "Magia", além de trazer outras canções marcantes de sua vasta discografia. Será uma oportunidade única de reviver a emoção e a criatividade de uma obra que moldou a identidade musical do Brasil,
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EDIÇÕES COMEMORATIVAS AO 40 ANOS DO AXÉ MUSIC
- Baile Concerto da OSBA celebra 40 anos do Axé Music e 75 anos do Trio Elétrico
- TVE e Rádio Educadora FM homenageiam os 40 anos do Axé Music
- Exposição CAIXA - Axé, Força Sonora e Visual de um Movimento
- Livro - Axé Music; Lado A Lado B
- Pôr-do-Som fez homenagem ao 40 anos do axé
- Microtrio com Gerônimo no Pelô celebra Axé 40
- Microtrio com Xexéu fazem Especial Axé 40
- Microtrio de Magary Lord & Peu Meurray com Axé 40
- Verão Axé 40 agita Salvador
- Axezão 2025 com Alexandre Peixe em comemoração aos 40 anos do axé
- Axé Natal em comemoração aos 40 anos do axé
- Bloco da Praça desfila 40 anos de axé
- Trio Cultura III comemora 40 anos de axé na Avenida
- Família Macêdo celebrou 40 anos do axé music
QUAL A TRAJETÓRIA DO AXÉ MUSIC?
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CARNAVAL DE SALVADOR 2025
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Fonte : SECOM BA + Secom PMS (27/01/2025) por Priscila Machado - janeiro 2025