v




Home  |   Mundo Negro  |   Mulher Negra  |   Homem Negro  |   Crioula  |   Quem Somos, Afinal?





CAFUZO
Também chamado caburé é o resultado da mistura do negro com o índio. Tem a pele escura de tom avermelhada e olhos amendoados. O cafuzo surgiu ainda no início da colonização, no século 16, quando os índios e negros eram usados como escravos. Ao dividir o mesmo espaço e condição social, acabaram se mesclando.

CAIÇARAS
É o morador do litoral sudeste brasileiro, que povoa as matas de retinga próximas aos manguezais. Adotou muitos hábitos indígenas, como a roça de coivara e a pesca artesanal com covas. São loiros porque descendem de aventureiros franceses e suiços que se instalaram ali no período colonial.

CAIPIRA
De um modo geral é quem mora no interior de São Paulo e Minas Gerais, vivendo de cultivar a roça. Chapeú de palha e cigarro, seus modos rústicos, herdados da convivência com os índios, provocaram desdém quando visitava a cidade.

JANGADEIROS
É o pescador dos mares nordestinos que vive nas comunidades do litoral. Especializou-se na pesca de rede a bordo de jangadas, pequenas embarcações de vela triangular feitas de seis paus roliços, retirados das matas da região.

MAMELUCO
Também conhecido como carioba, surgiu com a mestiçagem entre índios w brancos. Foi o primeiro mestiço do Brasil e já nos primeiros anos após o descobrimento há relatos de aventureiros que ganharam a simpatia das tribos tupis, vivendo uma tranquilidade poligamia com várias esposas indígenas e rodeados de dezenas de filhos mamelucos.

MULATO
É a nestiçagem mais comum do Brasil, fruto do cruzamento entre brancos e negros. No período colonial, o mulato era quase sempre a prova do abuso do senhor do engenho, que escolhia na senzala as mulheres mais bonitas para a sua satisfação sexual. Hoje, o mulato é o símbolo da beleza brasileira cada vez mais numerosa.

ORIENTAL
O termo mestiço serve para definir qualquer tipo de mistura de raças, mas nos últimos anos tem-se usado para os casos dos orientais. O fenômeno ainda é recente e em certa medida raro, pois a raça amarela, da qual os japoneses são a maioria no Brasil, vivem décadas organizada em colônias fechadas, o qu dificultou a mistura.

PANTANEIRO
O homem pantaneiro que é basicamente um vaqueiro adaptado para as pastagens úmidas, nasceu com a chegada da criação extensiva de gado ao pantanal. O sistema de cheias e vazantesdo rio Paraguai obriga o constante deslocamento dos rebanhos dasterras baixas e alagáveis para as altas e secas. Ao contrário do gaúcho, que só come carne, o pantaneiro também aprecia a fartura de peixe na região. São loiros porque descendem de aventureiros franceses e suiços que se instalaram ali no período colonial.

SERTANEJO
É o morador das zonas mais secas do país, principalmente das chapadas e da caatinga nordestina. Enfrenta a dureza do sertão com a vida frugal baseada na criação de umas poucas cabeças de gado e no plantio de subsistência.


V O L T A