QUEM SOMOS, AFINAL ?
Mais uma ano se vai e nos perguntamos: Somos brasileiros ? Mas aí vem uma segunda pergunta: o que é ser brasileiro? Se aqui você encontrou uma resposta fácil, então exija logo seu título de doutor em antropologia brasileira porque você merece.
Algumas das cabeças mais brilhantes do Brasil, de Gilberto Freire à Darcy Ribeiro, gastaram décadas de trabalho tentando e não chegaram a uma resposta definitiva. "Brasileiro ou Selvagem? Eis a questão do índio" ou "Negro sim, com muito orgulho!". Somos uma fusão de raças e culturas que já dura meio milênio deu os brasileiros traços e personalidadeprópria. Mas basta olhar mais de perto para perceber que, apesar
de tudo, não perdemos contato com as raizes de nossa formação. O brasileiro é isso: o resultado de uma mistura que, mesmo submetida a tantos constrastes históricos e geográficos, mantem-se unida por 5 séculos.
Apesar dos constrastes de paisagens, das raças diferentes e até dos abismos sociais, conseguimos formar um só povo.
Fonte: Vinícius Romanini
CABOCLO
A palavra caboclo também é usada como sinônimo de mameluco - a mistura entre brancos e índios. Como tipo cultural, no entanto, i caboclo é ribeirinho, ou seja, o morador das margens dos rios, principalmente os da região Norte.