cantinho da folia



carnaval de ouro preto

A Cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil) atrai a cada ano milhares de turistas e universitários para desfrutar dos dias de folia momesca.

a tradição começou ...



Tradicional desfile do Zé Pereira
pelas ruas de Ouro Preto

Em 1867, o sapateiro portuguê José Nogueira Paredes e CRIADOR DO PERSONAGEM CARNAVALESCO no Brasil, mudou-se para Ouro Preto para trabalhar no Palácio de Governo e levou o festejo Zé Pereira para Minas Gerais (Brasil), CONTINUAÇÃO AQUI.

Assim nascia o Bloco Zé Pereira Clube dos Lacaios, em 01 de janeiro de 1867, organizado por funcionários do Palácio. O nome Lacaios referia-se aos puxa-sacos e seus fraques e cartolas, que se tornaram marca registrada do bloco ouro-pretano.

Ao longo do tempo, o bloco mantém suas características originais, com os CATITÕES (grandes bonecos) e os CARIAS (pequenos diabos), que vão tirando faíscas do calçamento como lanças. Os trés bonecos tradicionais - Zé Pereira, uma baiana e um catitão - foram feitos na década de 1960 e a eles se juntam outras figuras populares e personagens históricos, como Sinhá Olímpia e Tiradentes.

O tradicional Zé Pereira dos Lacaios desfila durante o Carnaval da cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil). Em 2017 comemorou 150 anos com a exposição "Zé Pereira dos Lacaios", com o o objetivo do trabalho é celebrar esta página da história social e cultural ouro-pretana. O trabalho teve a curadoria de Flaviano Silva e a organização de Marco Antônio Leite Brandão. As telas são de José Efigênio Pinto Coelho, Márcio Amaral e Marcelo Cássio.

carnaval e desfiles

Antigamente, o bloco Zé Pereira dos Lacaios abria o primeiro dia do carnaval e só depois era iniciado os desfiles das escolas de samba na cidade mineira.

Atualmente, todos os blocos iniciam os desfiles em um espaço fechado, denominado arena ou concentração. Nesse mesmo local, os grupos musicais como de samba ou pagode animam o carnaval enquanto os milhares de foliõs se refrescam participando dos tradicionais banhos de cerveja gelada. Após o término da concentração, o Zé Pereira dos Lacaios e alguns blocos seguem pelas ruas de Ouro Preto subindo e descendo as ladeiras.



BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Crisitina Marcon
- IDERB Minas Gerais - SEE+
- Pousada do Mondengo, Ouro Preto - SEE+

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br