cantinho da folia

Carnaval de Ouro Preto

A Cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil) atrai a cada ano milhares de turistas e universitários para desfrutar dos dias de folia momesca. Desde 1867, o Zé Pereira do Club dos Lacaios, mais conhecido como Zé Pereira, sai nas ruas animando a comunidade no carnaval de Ouro Preto, Minas Gerais.


Tradicional desfile do Zé Pereira
pelas ruas de Ouro Preto


a tradição começou ...

Em 1867, o sapateiro português José Nogueira Paredes e CRIADOR DO PERSONAGEM CARNAVALESCO no Brasil, mudou-se para Ouro Preto para trabalhar no Palácio de Governo e levou o festejo Zé Pereira para Minas Gerais (Brasil), CONTINUAÇÃO AQUI.

Assim nascia o Bloco Zé Pereira Clube dos Lacaios, em 01 de janeiro de 1867, organizado por funcionários do Palácio. O nome Lacaios referia-se aos puxa-sacos e seus fraques e cartolas, que se tornaram marca registrada do bloco ouro-pretano.

Ao longo do tempo, o bloco mantém suas características originais, com os CATITÕES (grandes bonecos) e os CARIAS (pequenos diabos), que vão tirando faíscas do calçamento como lanças. Os trés bonecos tradicionais - Zé Pereira, uma baiana e um catitão - foram feitos na década de 1960 e a eles se juntam outras figuras populares e personagens históricos, como Sinhá Olímpia e Tiradentes. O tradicional Zé Pereira dos Lacaios desfila durante o Carnaval da cidade de Ouro Preto, estado de Minas Gerais (Brasil).

Seus tradicionais catitões fazem alusão a figura do folclore e cultura brasileira, como Tiradentes e personalidades ouro-pretanas: "Waldir do Radinho", "Sinhá Olímpia" e "Ninica", por exemplo. O bloco sobe as ladeiras acompanhado pela banda e pelos tradicionais capetinhas e cariás, como são mais conhecidos.

Em 2017, a agremiação folclórica Zé Pereira Club dos Lacaios comemorou 150 anos de atividades em Ouro Preto, porém e se contarmos com seu início no Rio de Janeiro completaria 170 anos, assim sendo considerado o BLOCO DE ZÉ PEREIRA MAIS ANTIGO PAÍS. Além dos festejos da comemorativos, o bloco ganhou uma exposição entitulada de "Zé Pereira dos Lacaios", que teve como objetivo celebrar esta página da história social e cultural ouro-pretana. O trabalho teve a curadoria de Flaviano Silva e a organização de Marco Antônio Leite Brandão e as telas apresentadas eram de José Efigênio Pinto Coelho, Márcio Amaral e Marcelo Cássio.

centro de memória do zé pereira

"Irreverente, único e representativo,o Zé Pereira é um dos blocos mais importantes do Carnaval da cidade de Ouro Preto, e, por isso, na quinta-feira, dia 11 de fevereiro de 2021, foi inaugurado em sua sede, no bairro Antônio Dias, o CENTRO DE MEMóRIA DO ZÉ PEREIRA do Club dos Lacaios. Sendo o bloco mais antigo de Ouro Preto, com seus 154 anos (em 2021), o centro retrata toda a história, tradição e música desse grupo carnavalesco que, ao primeiro toque dos seus clarins, toda comunidade sai para as ruas. é a entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação." (1)

carnaval e desfiles

Antigamente, o bloco Zé Pereira dos Lacaios abria o primeiro dia do carnaval e só depois era iniciado os desfiles das escolas de samba na cidade mineira. Atualmente, todos os blocos iniciam os desfiles em um espaço fechado, denominado arena ou concentração. Nesse mesmo local, os grupos musicais como de samba ou pagode animam o carnaval enquanto os milhares de foliõs se refrescam participando dos tradicionais banhos de cerveja gelada. Após o término da concentração, o Zé Pereira dos Lacaios e alguns blocos seguem pelas ruas de Ouro Preto subindo e descendo as ladeiras.



BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Crisitina Marcon
(1) Secretaria Municipal de Cultura e Turismo- 12/02/2021, SEE+
- IDERB Minas Gerais - SEE+
- Pousada do Mondengo, Ouro Preto - SEE+


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br