Elefante de Olinda - Origem e Historia - O que e? Como e? Como surgiu? Carnaval de Olinda Pernambuco ...::: CarnAxE


Elefante de Olinda

O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda é uma troça carnavalesca mista e símbolo do Carnaval de rua da cidade de Olinda, no Pernambucano.


origem e história da troça

A troça carnavalesca mista Elefante de Olinda foi fundada em 12 de fevereiro de 1952, por um grupo de amigos (Alrivelto Lopes, Caio Gomes, Elcio Siqueira, Marcone Felizola Walter Damasceno, Claudio Nigro e Expedito) que saíram da Rua do Bonfim em direção aos Quatro Cantos em Olinda, carregando um ELEFANTE (feito de massa de modelar).

Em 1953, foi confeccionado o primeiro ESTANDARTE, para desfilar no Carnaval de Olinda no mesmo ano. Desfilaram com uniformes eram emprestados pelo Bonfim Atlético Clube (que não existe mais). Assim, desfilaram com as cores do frevo.

As cores tradicionais do Elefante de Olinda é VERMELHO e BRANCO. Em 2020, acrescentaram o AZUL para comemoração ao reconhecimento de Patrimônio Vivo de Pernambuco (em 04 de dezembro de 2020).

A troça carnavalesca mista Elefante de Olinda, nunca deixou de desfilar no Carnaval de Olinda, com exceção dos dois carnavais na pandemia mundial de COVID-19, em 2021 e 2022.


Elefante no Carnaval 1979 em Olinda PE
Crédito: Acervo do Bloco Elefante

hino da troça carnavalesca

O tradicional Hino do Elefante de Olinda, composto por Clídio Nigro e Clóvis Vieira é um clássico do Carnaval pernambucano, uma tradição que ecoa pelas ladeiras como trilha sonora da folia.

Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando as suas tradições
E também seu esplendor
Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho te oferecer
Com alegria o meu amor

Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval! (bis)




Elefante no Carnaval 1985 em Olinda PE
Crédito: Arquivo Público de Olinda


Rixas e desavenças entre troças

Com o surgimento das troças carnavalescas na segunda metade do século 20 em Olinda, surgem também as rixas e desavenças e começaram a se dividir por disputas por questões políticas, pelo poder, por discordências, etc.

E uma das mais conhecidas disputas era entre Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda.


Encontro das troças Pitombeiras e Elefante
Crédito: Mapa Cultural de Pernambuco

No Carnaval de 1965, o Diario de Pernambuco publicava em 28/02/1965: "A rivalidade entre as duas agremiações, tem, inclusive, contribuído para animar o Carnaval de Olinda".

Na década de 70, o encontro das duas troças carnavalescas mistas na parte alta de Olinda durante o Carnaval, resultava até em pancadaria. Os foliões desfilavam com a testa pintadas com as iniciais "E" ou "P".

No Carnaval de 2024 foi realizado o primeiro desfile do Elefante e a Pitombeira, juntos em muitos anos. O grande encontro ocorreu em frente ao Paço do Frevo. Juntos seguiram em o arrastão pela Av. Rio Branco, indo pela Rua do Bom Jesus e em seguida Rua da Guia, fazendo um retorno ao Paço.



Troça Carnavalesca
Troça Carnavalesca é um grupo (de menor porte do que os blocos) que desfila nas ruas durante o Carnaval tocando marchinhas e frevo, CONTINUAÇÃO AQUI



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- JC PE - Rivais no passado, Elefante e Pitombeira desfilam juntos no Recife passado, disputa rendia até pancadaria, por Emannuel Bento (11/09/2024 12:42)
- IMAGENS - os créditos estão referenciados nas fotos


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br