Pitombeiras dos Quatro Cantos - Origem e Historia - O que e? Como e? Como surgiu? Carnaval de Olinda Pernambuco ...::: CarnAxE


Pitombeiras dos Quatro Cantos

Fundada em 17 de fevereiro 1947, a troça carnavalesca mista Pitombeira dos Quatro Cantos é um ícone do Carnaval da cidade de Olinda, no Pernambuco.


origem e história da troça

A troça carnavalesca curgiu de uma brincadeira entre amigos que moravam entre a Rua do Amparo e os Quatro Cantos em Olinda, que saíram pelas ruas com os dorsos nús, empunhando galhos de pitombeira (árvore frutífera da pitomba).

De 1947 até 1949, os folióes que acompanhavam a Troça Carnavalesta mista (homens e mulheres) não usavam fantasias. Mas foi à partir de 1950, que os foliões passaram a desfilar fantasiados - vestidos de palhaços sem máscaras. Posteriormente foi definido as cores para as fantasias: o amarelo e o preto.

A Pitombeira passou a usar Estandarte em 1953: "com um losango, contendo no centro um trecho da rua Prudente de Morais, nos Quatro Cantos, em Olinda". (02)

Atualmente a Pitombeira desfila com cerca cem figurantes e doze destaques (em 2021) com fantasias de luxo, e segue disputando anualmente com seu grande rival, o ELEFANTE DE OLINDA.


Pitombeiras no Carnaval de Olinda 1970
Crédito: Maria e Álvaro Dias

hino da pitombeiras

Em 1950, a Pitombeiras dos Quatro Cantos ganhou um hino carnavalesco composto por Alex Caldas. Tamanho a repercussão e o sucesso, que o Hino da Pitombeira é um dos mais tocados no Pernambuco. Confira aqui a letra:

Nós somos da Pitombeira
Não brincamos muito mal

Se a turma não saísse
Não havia Carnaval
Se a turma não saísse
Não havia Carnaval

A turma da Pitombeira
Tem seus dedos em cada mão
E o P que tem na teste
Faz parte da confusão - bis

Pitombeira só tem dez letras
E uma significação
Pitomba é fruta besta
Se compra com qualquer tostão - bis

A turma da Pitombeira
Na cachaça é a maior
E o doce é sem igual
Como ponche é o ideal
Se a turma não saísse
Não havia carnaval

Se a turma não saísse
Não havia Carnaval
Se a turma não saísse
Não havia Carnaval

Bate bate com doce
Eu também quero, eu também quero
Bate bate com doce
Eu também quero, eu também quero


Desfile do Pitombas dos Quatro Cantos no Carnaval de Olinda
Crédito: Mapa Cultural de Pernambuco


Rixas e desavenças entre troças

Com o surgimento das troças carnavalescas na segunda metade do século 20 em Olinda, surgem também as rixas e desavenças e começaram a se dividir por disputas por questões políticas, pelo poder, por discordências, etc.

E uma das mais conhecidas disputas era entre Pitombeira dos Quatro Cantos e Elefante de Olinda.


Encontro das troças Pitombeiras e Elefante
Crédito: Mapa Cultural de Pernambuco

No Carnaval de 1965, o Diario de Pernambuco publicava em 28/02/1965: "A rivalidade entre as duas agremiações, tem, inclusive, contribuído para animar o Carnaval de Olinda".

Na década de 70, o encontro das duas troças carnavalescas mistas na parte alta de Olinda durante o Carnaval, resultava até em pancadaria. Os foliões desfilavam com a testa pintadas com as iniciais "P" ou "E". No próprio hino oficial da Pitombeira tem esse relato: "A turma da Pitombeira / Tem seus dedos em cada mão / E o P que tem na teste / Faz parte da confusão". Com o passar do tempo, não há mais brigas e desavenças.

No Carnaval de 2024 foi realizado o primeiro desfile da Pitombeira e o Elefante juntos em muitos anos. O grande encontro ocorreu em frente ao Paço do Frevo. Juntos seguiram em o arrastão pela Av. Rio Branco, indo pela Rua do Bom Jesus e em seguida Rua da Guia, fazendo um retorno ao Paço.


Pitombeiras dos 4 Cantos - Carnaval de Olinda
Crédito: Mapa Cultural de Pernambuco

Troça Carnavalesca
Troça Carnavalesca é um grupo (de menor porte do que os blocos) que desfila nas ruas durante o Carnaval tocando marchinhas e frevo, CONTINUAÇÃO AQUI



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
(2) MAPA CULTURAL DE PERNAMBUCO - Troça Carnavalesca Pitombeira dos 4 Cantos, Recife, por Lúcia Gaspar (Fundação Joaquim Nabuco), 27/11/2006
- JC PE - Rivais no passado, Elefante e Pitombeira desfilam juntos no Recife passado, disputa rendia até pancadaria, por Emannuel Bento (11/09/2024 12:42)
- IMAGENS - os créditos estão referenciados nas fotos


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br