cantinho da folia



origem dos cabeçudos


A trajetória histórica dos Cabeçudos se fundem na dos GIGANTONES. "A tradição de construir bonecos gigantes surgiu na Europa, provavelmente durante a Idade Média. Começou com as religiões pagãs, na expressão de seus mitos. Ficaram muito tempo escondidos, por medo da Inquisição." (1)

"Chegaram ao Brasil com os portugueses, desfilando inicialmente em procissões e festividades religiosas na figura de bufões ou reproduzindo santos católicos (1)."   Nessa época, a maioria dos cabeçudos eram de ANIMAIS como carneiros, burros, carneiros, aves, etc.

Em 1907, a Revista Don Quixote esboçava o Zé Pereira como uma forma de diversão carnavalesca caracterizada por um ou vários foliões fantasiados tocando bombos e desfilando em parada, associando-se à alegria característica que nasceu nas ruas do Rio de Janeiro (RJ - Brasil), sátirazando ao momento político da época. Observem que os CABEÇUDOS eram retratados nos desfiles do ZÉ PEREIRA.


Os cabeçudos aparecem em 1935 no Carnaval da cidade brasileira do Rio de Janeiro como uma grande novidade. Os foliões desfilaram na Avenida Rio Branco com as cabeças enormes feitas de borracha e causaram grande "murmurinho" na imprensa local que apresentada a "novidade".



características

Os gigantones são os bonecos gigantes, já os cabeçudos são são os foliões que brincam o Carnaval com CABEÇAS GRANDES desproporcionais geralmente acompanhando os grupos e bandas instrumentais e percussivas. As enormes cabeças que são usadas como máscaras e tem seu caracter carnavalesco, popular, rústico e caricatural.

No início eram confeccionados com papel maché moldando a cabeça Posteriormente com estrutura de papelão, jornal, cola/grude, tinta e sisal, pondendo ser de Isopor ou fibra de vidro. O processo em fibra de vidro tem início na modelagem em argila baseada em fotos para captar as feições dos homenageados escolhidos. A partir dessa matriz moldada em argila reveste em gesso, só assim aplica a fibra de vidro, que é um material mais leve e duradouro.

encontro internacional de cabeçudos

"Esta tradição enche as ruas vai ter como ponto de encontro de de gigantones e cabeçudos a Praça da República em clima de folia, enchendo as ruas com figuras desengonçadas, rufos de tambores e cor. Os grupos irão ainda ser recebidos na Câmara Municipal de Braga". "Após o desfile O Rufar de Porta Aberta, é tempo de receber, oficialmente, os grupos participantes do Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos." (2)




O Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos que alegra e meche com o das crianças é realizado geralmente no mês de junho, na cidade de São João Braga, em Portugal, e em 2022 foi a XXXI edição. Dos portos de Santos (SP) a Amazónia, tradições culturais colorem e alegram a maior festa popular do Brasil, o Carnaval.

cabeções de Santos

O Bloco dos Cabeções desfilava com foliões vestidos com enormes CABEÇAS DE PAPELÃO, no bairro Vila Fabril,na cidade litorânea Cubatão, (10 minutos de Santos -SP). Em 1937 foi o bloco vencedor do Carnaval e em 1938 ganhou como vice-campeão. "Do Bloco dos Cabeções surgiram as escolas de samba e então foi instituído o concurso para a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval."(3)



cabeçudos de São Caetano de Odivelas

Por volta da década de 70 a expressão brincar o carnaval se misturam nas manifestações culturais e Folclóricas da cidade de São Caetano de Odivelas,nordeste do Pará, com o surgimento dos cabeçudos, nos desfiles - foliões com cabeças gigantes feitas de papelão.




Tamanho o sucesso, que desde então os cabeçudos viraram marca registrada da cidade desfilando ao lado do pioneiro Boi Faceiro ao som de dois ritmos puxados por orquestras: o "SAMBA DE BOI,um ritmo mais cadenciado, que lembra um pouquinho o carimbó, e MARCHA DE BOI que lembra o frevo." (4)


cabeçudos de mariana

Bonecos gigantes, rodas de samba, marchinhas e blocos caricatos vão agitar o carnaval da cidade histórica de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Os principais pontos da festa serão a Praça Gomes Freire (Jardim), a Rua Frei Durão e a Praça da Tancredo Neves.





bonecos de Canela

As manifestações carnavalescas e culturais se misturam na cidade de Canela, Serra Gaúcha, há mais de três décadas. A cidade do Rio Grande do Sul abriga o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, reconhecido como um dos mais tradicionais e importantes eventos do gênero no Brasil e na América Latina, chegando em sua 29a edição em 2017. O Festival já faz parte da história do município e de sua comunidade, onde Bonecos e bonequeiros do mundo inteiro já se apresentaram nos palcos da cidade, além de desfilarem durante o Carnaval.



Carnaval de Moyobambino

Os cabeçudos também aparecem no Carnaval de Moyobambino, na cidade de Moyobamba, no Peru, capital do departamento de San Martín.

Os bonecos gigantes se misturam aos cabeçudos em um grande desfile carnavalesco que também resgata a tradição dos índios e bois.

E para completar têm o que mais parece com um entrudo das cores, onde uns jogam nos outros pó colorido e água, CONTINUAÇÃO AQUI.

cabeçudos no carnaval e em festa religiosa

Os Cabeçudos fazem parte do Carnaval da cidade de Cachoeira, na Bahia, mas também faz parte da Cultura realigiosa da cidade com desfile e folia anual em Novembro, na Festa de Nossa Senhora D´Ajuda. A festa consiste em louvores a Nossa Senhora, além de desfiles os blocos de CABEÇUDOS, MANDÚS, Mascarados, CARETAS e outras Culturas locais.


Criaturas engenhosas manipuladas pelos artistas desfilam nos Carnavais no Mundo desde outros tempos como os GIGANTONES, BONECOS GIGANTES, MARICOTÕES e CABEÇUDOS, mas têm-têm BONECOS DE VARA GIGANTES também conhecidos como marionetes e fantoches nos cortejos do ZÉ PEREIRA. Em outras épocas, a folia era o ENTRUDO, passando pelos o CORSO e elegrantes BAILES regados ao aroma dos LANÇA-PERFUMES.


BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
(1) LUSTOSA, Tercina - Relato da professora da Universidade Federal PE, Setur PE, 2019
(2) Prefeitura Municipal de São João da Braga, Portugal, 13/06/2022, saojoaobraga.pt
(3) FERNANDES, Rodrigo - A história da folia cubatense 20/04/2010
(4) Rede Bahia, São Caetano une folclore e folia num dos melhores carnavais do Pará, por Diego Andrade - 10/02/2016
- Biblioteca Nacional do Brasil, Hemeroteca Digital
- O Malho, 1935, fevereiro, ed.93
- Prefeitura Municipal de Canela RS - Canela será palco da arte do teatro de bonecos, 27/10/2017
- Prefeitura Municipal de Mariana MG
- Prefeitura Municipal de Sã Caetano de Odivelas PA
- Prefeitura Municipal de Viana, Portugal
- Toda Bahia, Cachoeira celebra a Festa D´Ajuda, 13/11/2016


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br