TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Nascido no dia 22 de janeiro, Tororó, em Salvador, bairro onde surgiu o bloco Apaches - mais antiga entidade carnavalesca de Salvador com inspiração indígena - Tatau cresceu cercado das mais diversas influências musicais. Na adolescência o cantor escutava o jazz de Al Jarreau, e a soul music de Marvin Gaye, ambos cantores americanos. Apreciava também o que o pai gostava de ouvir: o samba de Roberto Ribeiro e a MPB de Benito de Paula. “Os finais de semana de meu pai eram tomados pela música, junto ao tocador de discos de vinil”, conta. O que Tatau não imagina, além das mudanças tecnológicas que transformariam as enormes vitrolas nos minúsculos aparelhos que ouvimos música hoje, era que cada um desses artistas fossem mostrar para ele o caminho da música como profissão. “Foram descobertas inconscientes e necessárias”, acredita Tatau.
Inconsciente ou não, o fato é que aos 14 anos, Tatau já cantava e aos 16, já compunha. Aos 18 iniciou a carreira profissional com a entrada para a banda Ara Ketu, que estava então em formação. De lá para cá, compôs e interpretou dezenas de músicas de sucesso, gravou 16 discos e 03 DVD’s e se tornou um dos grandes intérpretes brasileiros.
1990 Incorporou novos elementos à sua música, devido à participação da empresária da Banda Ara Ketu e diretora do Bloco Ara Ketu, na criação do memorial da Ilha de Goré Almadie, no Senegal. Lá ela conheceu de perto a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, eminentemente percussiva, misturada a sintetizadores, samplers e instrumental eletrônico. Este fato levou-a a implementar essa "nova" musicalidade na Banda Ara Ketu, fazendo as devidas adaptações musicais.
Aproveitando o melhor da percussão existente no Bloco Ara Ketu, bem como o vocalista (Tatau), que já fazia parte do Ara Ketu percussivo, buscou-se o restante dos músicos para formar o instrumental eletrônico e o naipe de sopro, que tivesse identificação com essa nova formação.
Os músicos da banda então resolveram "importar" a idéia, readaptá-la à ritmia brasileira (nos sambas, músicas nordestinas e toques de candomblé) e realizaram a maior revolução experimentada pela música afro-baiana em toda a história recente. Deste modo, o Ara Ketu foi o primeiro dos novos grupos negros baianos a empunhar uma guitarra elétrica e misturar a música de percussão com eletrônica.
1992 O primeiro disco fruto desta junção para muitos inusitada, mas executada com maestria pela banda, foi Ara Ketu (1992), gravado pelo selo independente inglês Seven Gates. Apesar da reconhecida qualidade do trabalho da banda e do crescente interesse do público estrangeiro pela música dos brasileiros, o disco teve lançamento limitado à Europa. A própria banda passou a ser mais respeitada no exterior do que no Brasil.
1998 Com o sucesso “Mal Acostumado” (Ao Vivo) em 1998, vendeu mais de um milhão de discos e chamou a atenção do cantor espanhol Julio Iglesias, que gravou clip da música na Bahia, cantando junto com Tatau. Durante todo esse tempo, Tatau incorporou ao seu repertório as influências da infância e juventude, da música produzida na Bahia pelos blocos afro e de índios, acompanhou as novidades introduzidas pelo trio elétrico, e esteve à frente da banda Ara Ketu por mais de 20 anos.
2008 Em 2008, o cantor TATAU deixou a banda ARAKETU para iniciar a carreira solo. “Levei alguns anos para estruturar e direcionar
minha carreira. Hoje, com a idéia bastante amadurecida, aposto nesse novo caminho, com mais autonomia e mais abrangência”, explica Tatau.
A linha musical de Tatau ganhou novos ares, mas sempre com a inclusão do axé, estilo marcante na carreira do compositor. O “afro-pop”, como hoje é conhecida a música de Tatau, continuará como ponto forte da sua carreira e, é claro que privilegiará o gosto dos fãs. “O axé sempre esteve e sempre estará presente na minha música”, afirma Tatau.
Além do axé, o compositor quer apostar também no estilo romântico. Tatau já compôs baladas românticas para outros artistas, mas vai incorporar o estilo também nesta nova fase. Dessa forma, deve conquistar o público de outras regiões do Brasil, onde o axé não é tão popular. “Minha música é completamente alegre, quero levar uma mensagem positiva, bacana, àqueles que me ouvem, não importando o gênero musical”, conta ele.
Uma das características marcantes do artista é compor, além de cantar. Hits como “Ara Ketu é Bom Demais”, “Ô Meu Pai” e “Ara Ketu é Dez”, todas composições de Tatau, são algumas das obras que lideraram o ranking das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil. Algumas tiveram repercussão internacional, outras renderam prêmios para a banda, como o “Bahia Folia”. O título “Ara Ketu é Bom Demais” vendeu mais de 210 mil cópias de CDs e 120 shows. O "Ara Ketu é Dez" vendeu mais de 450 mil cópias, rendendo mais de 200 shows e diversos prêmios como o troféu Dodô e Osmar de "Melhor Cantor". O CD "Ara Ketu Ao Vivo", em 98, vendeu mais de 2 milhões de cópias, dando à banda Disco de ouro, Platina, Platina Dupla e Diamante. O Ara Ketu também recebeu o Grande Prêmio de Fonograma do Ano em 2000, concedido pelos Colunistas da Bahia e foi considerada a “Banda Destaque” no III Troféu Raça Negra.
O sucesso de suas músicas também repercutiu na voz de outros cantores. A banda Sorriso Maroto gravou recentemente duas baladas, “Futuro Prometido” e “O que Tinha que Dar”. A Banda Mel (“Protesto Olodum”), Ivete Sangalo, na época da Banda Eva (“Hora Agá”); Daniela Mercury (“Guará”); Chiclete com Banana (“Balanço do Camaleão”); Ricardo Chaves (“Pinta e borda”, em parceria com Jorge Papapa e Gilson Babilônia); É O Tchan (“Loirinha”); Vavá,
do Karametade, (“Sonho Real”) e SPC (“De Bandeja”) foram alguns dos artistas que gravaram composições de Tatau.
Nesta nova fase, o compositor quer aproveitar suas criações para movimentar a carreira-solo, mas pretende continuar, em longo prazo, a compor também para outras bandas de sucesso.
2012 Em julho 2012 a Banda Araketu anuncia o retorno do vocalista Tatau, sendo que, Larrisa Luz se desliga da banda e assume agenda até o final do mesmo mês.
2014 Em abril de 2014 o Ara Ketu anuncia que o contrato de Tatau vence em 01 de março de 2015 e não será renovado.
|