cantinho da folia


Quem é esse que vem sacudindo a rua? Do Imaginário popular brasileiro dos foliões que vestiam as Esteiras-de-Catolés passam a ser chamados de "Caretas Avulsos" e posteriormente de apenas os Caretas. Isto desde a época do ENTRUDO. Já em Portugal a folia também teve início no Entrudo, porém ficou conhecido como os Caretos.

origem dos caretas brasileiros

A origem dos CARETAS AVULSOS no Brasil se mistura ao ENTRUDO, onde os foliões brincavam pelas ruas e ladeiras, envoltos em cobertas de taco, que na época, essas fantasias eram chamadas de ESTEIRAS DE CATOLÉ. Era uma fantasia típica dos entrudos em Salvador, cidade da Bahia, no Brasil.

Esses foliões também eram chamados de CARETAS AVULSOS. Porque? Porque quem usavam estilos de fantasia grotescos eram chamados de CARETAS, e por sua vez, quem usavam as fantasias "Esteiras de Catolé" não tinham como se divertir na folia momesca abraçados com alguém. Posteriormente foi chamado de os CARETAS. Confira o desenho de Lygia Sampaio da fantasia.


Ilustração de Lygia Sampaio

Enquanto isso, em 1917 surgia os CARETAS no carnaval de Triunfo, município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado no topo da Serra da Baixa Verde, junto ao limite de Pernambuco e Paraíba.


CARETAS DE TRIUNFO

Segundo o Triunfo Hoje (1): "O Careta é o personagem principal da cultura triunfense e surgiu em 1917 no período do reisado, uma festa popular e folclórica que simboliza o nascimento de Jesus. Um homem chamado Mateus, após exagerar na bebida, foi impedido de participar da festa tradicional da cidade, pois estava em péssimas condições. Insatisfeito com a proibição, ele resolveu chamar a atenção de todos de uma forma bem excêntrica. Mateus vestiu colocou uma máscara, uma roupa extravagante, escreveu uma frase em um tabuleta e saiu pelas ruas com um relho na mão. A moda do rapaz acabou pegando e várias pessoas passaram a se vestir desta maneira. Geralmente, Saem em grupos que o chamamos de trecas.


Caretas no Carnaval 1912 de Triunfo PE
Crédito: Prefeitura / divulgação


Os Caretas desfilam com MÁSCARAS e fantasias fazendo barulho com seus RELHOS, um chicote com som estridente que mais parece um tiro, e TABULETAS Tradicionalmente, os Caretas pernambucano desfilam na segunda-feira de Carnaval. Triunfo é uma cidade brasileira do estado de Pernambuco, CONTINUAÇÃO AQUI


Exposição dos Caretas no Carnaval em Triunfo PE
Crédito: Prefeitura/ divulgação



CARETAS DE MARAGOJIPE

Maragojipe é uma cidade brasileira do Estado da Bahia. "Nas ruas enladeiradas surgem os primeiros Caretas, personagens que fazem parte do brilhantismo da folia momesca. Os tradicionais Mandu e Careta; são formas de ressignificar o passado no presente, resgatando a origem histórica dos caretas, que fazem do carnaval da cidade de Maragojipe (Bahia- Brasil) uma celebração, a valorização..." (3) - CONTINUAÇÃO AQUI



Carnaval Virtual 2020 de Maragogipe BA
Crédito: Prefeitura / divulgação



CARETAS DE ITACARÉ

Itacaré é uma cidade brasileira do Estado da Bahia. Reconhecido como patrimô;nio cultural e imaterial do povo itacareense, através da lei 385/2021, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Itacaré, Antô;nio de Anizio, o desfile dos caretas mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade.

De acordo com a lei, o Desfile dos Caretas ocorrerá todos os anos no período carnavalesco.

Mantendo firme e viva a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade de Itacaré (Bahia - Brasil) o desfile dos Caretas (5).

"Nessa tradição não há limites de idade e nem de alegria. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca de uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da maior festa popular da cidade (5)".


Caretas no Carnaval de Itacaré BA
Crédito: ASCOM Itacaré / divulgação


Caretas na Exposição na Casa Natura em Itacaré BA
Crédito: Casa Natura



CARETAS DE GUIRATINGA

Guiratinga é uma cidade brasileira do Estado da Mato do Grosso. Tradicionalmente conhecido como Caretas ou CARETÕES, usanso más;scaras artesanais feitas e moldadas em barro e jornal, presas em capuzes de chita, e ventindo roupães.


Careta no Carnaval de Guiratinga MG
Crédito: Isabella Bonilha / Cidadão Cultura


OS CLÓVIS ou BATE-BOLAS

No século XX no Rio de Janeiro, especialmente nos subúrbios e favelas cariocas, surgiram os Clóvis que passou a ser chamado de "Bate-bolas", por baterem com força "as bolas" (seus adereços), fazendo um grande barulho, que gerava alegria e animação na brincadeira.

A brincadeira foi evoluindo pela influência de diversas culturas: a da colonização portuguesa, de elementos das festas medievais europeias, da folia de reis, dos bailes de máscaras franceses, ao qual foi se moldando a folia, CONTINUAÇÃO AQUI.

Bate-Bolas com Máscara KILLING
Crédito: Gabriel Ribeiro / RioTur


Caretas de São Francisco do Conde

A fantasia dos Caretas de São Francisco do Conde é composta por uma MÁSCARA que cobre o rosto e a cabeça, contendo cabelo. Ela é o elemento central da fantasia.

O cabelo faz parte da máscara branca e é em formato redondo e volumoso, podendo ser em fios de plásticos ou de espuma pintada, seguindo a cor da roupa. Alguns blocos aderem cabelos curtos outros mais longos, CONTINUAÇÃO AQUI


Carnaval 2019 de São Francisco do Conde BA
Crédito: Prefeitura / divulgação

CARETAS DE ASSARÉ

A manifestação cultural dos Caretas de Assaré, no interior do Ceará, tem raízes profundas em antigas tradições europeias, especialmente ibéricas, trazidas ao Brasil durante o período colonial.

Com o tempo, esses costumes foram reinterpretados e adaptados à realidade cearense, ganhando contornos únicos na região Nordeste. Embora sua origem exata seja envolta em mistério, a tradição é perpetuada pelas famílias locais, sobretudo nas zonas rurais, e está intimamente associada ao período da Semana Santa.

Inspirada em festas populares europeias, se misturou ao Entrufo e celebrações carnavalescas, a prática chegou ao Brasil acompanhada de elementos como máscaras e fantasias, CONTINUAÇÃO AQUI



Caretas desfilando em Assaré
Crédito: Prefeitura de Assaré - divulgação


CARETAS B.U. - OS QUE NÃO ASSUSTAM?

A brincadeira carnavalesca dos Caretas B.U. é levada a sério na Praia do Forte. Tudo começou quando um carreteiro da região chamado B.U. . Como na vila todos se conheciam, durante o carnaval, caprichavam na fantasia para não serem reconhecidos e conseguirem assustar uns aos outros, sem serem reconhecidos - essa era a brincadeira carnavalesca dos Caretas.

Mas ele nunca conseguia se disfarçar atrás da fantasia, todo mundo reconhecia, virando chacota de todos. Com o passar dos anos, B.U. virou sinônimo de CARETA QUE NÃO ASSUSTA. E como no vilarejo ninguém quer que ser B.U., se reconhecerem álguém, gritam em um coro: Careta B.U. / tira a roupa e fica nú, CONTINUAÇÃO AQUI


Caretas no Carnaval da Praia do Forte BA - Crédito: Tamar



OS CARETOS DE PONDENCE

Podence é uma antiga freguesia portuguesa do município de Macedo de Cavaleiros, em Portugal, desde 1878. Pertenceu ao município de Bragança em 1832, ao de Izeda em 1852.

"No coração do Nordeste Transmontano, celebra-se na semana carnavalesca o tão aclamado Carnaval de Podence, conhecido como ENTRUDO CHOCALHEIRO, onde os Caretos de Podence ( encenação pagã ) dão cor com os seus trajes. " (4)
"Com capuz de cores garridas e máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira já fizeram soar os seus chocalhos não só de norte a sul de Portugal, mas também em Paris, no Carnaval de Nice, no Carnaval de Viareggio em Itália, na Alemanha, em Espanha, e até em Macau..."(7)


Carnaval de Portugal - Crédito: Caretos de Podence PT

"Entre Domingo-Gordo e Terça-Feira de Carnaval, a aldeia fica mais colorida de Portugal. Podence pertence ao município de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança. Este evento ritual tendo origem no chamado TEMPO LONGO, de organização da vida em função dos ritmos do ciclo agrário, reporta as festas de celebração do final do ciclo de inverno e início do ciclo produtivo da primavera." (4)

O grande Desfile da Máscara Ibérica virou o Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) começou em Lisboa e atualmente tem participação do Brasil, uma iniciativa da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e da Associação Cultural Progestur A partir de 2018, o Brasil passa a desfilar "provando que a máscara é uma tradição transversal aos quatro cantos do mundo", juntam-se este ano o grupo Boi Tinga, do BRASIL, mais 550 participantes de 30 grupos, oito portugueses, 20 espanhóis e The Mummers, da Irlanda. (6)



OS CARETOS DE LAZARIM

Lazarim é uma freguesia portuguesa do município de Lamego, em Portugal Foi vila entre no século XVIII, pertenceu ao município de Castro Rei até 1834, Tarouca até 1896 Lazarim disputa o título do Entrudo com Podence, para ser o mais tradicional do país


Caretos de Lazarim no Carnaval de Lamego em Portugal
Crédito: Berço do Mundo


"As raízes carnavalescas de Lazarim são ancestrais e imersas em rituais pagãos e atualmente tem o tradicional CARETOS (masculinos) e SENHORINHAS (personagens femininas). São caretos feitos com madeira de Amieiro. São rostos demoníacos com chifres pontiagudos e tem seus corpos escondidos num traje de ráfia. Algumas são carrancudas, outras animalescas, acentuadas por orelhas bicudas, outros cornos afiados, com pequenas barbichas, com cobras ou sardões. As máscaras são despidas de cor para honrarem a arte de esculpirem na madeira de Amieiro." (12)


OS CARETOS DE LAZA

"Laza é um município galego da Espanha na província de Ourense, comunidade autônoma da Galiza." No carnaval de Laza, considerado um dos mais antigos do mundo, os reis da festa são os PELIQUEIROS DE LAZA, cuja primorosa e pesada vestimenta de quase 20 quilos.

Os caretos desfilam com chapéu com pompons, máscara, uma jaqueta curta, camisa branca coberta com um lenço, gravata, faixa, calças curtas com apliques, meias vermelhas, ligas, sapatos negros, e vários outros adornos.

A primeira e ruidosa aparição destas singulares máscaras de Carnaval acontece durante a manhã do Domingo de Entrudo, quando se juntam até 150 destas figuras na famosa Estrea do Peliqueiro." (10)


Caretos de Laza na Espanha
Crédito: Férias Espanha PT - divulgação


Caretos de Laza na Espanha
Crédito: Férias Espanha PT - divulgação


ENTRUDO

"O entrudo manifestava o clima de zombaria pública que regia o Carnaval e foi uma brincadeira muito comum até meados do século XIX. A sua manifestação mais tradicional era conhecida como MOLHADELAS, nelas as pessoas jogavam líquidos malcheirosos umas nas outras." (8), CONTINUAÇÃO AQUI


nas páginas da história
E têm-têm muito mais trajetória histórica carnavalesca, desfrute das pinceladas do ENTRUDO, passeando entre os CHARIVARIS e os CARETOS jogando água com BISNAGAS (Avó do lança-perfume) ou atirando LIMÕES PERFUMADOS. Pulando na história para o ZÉ PEREIRAS acompanhado pelos GIGANTONES, dos CABEÇUDOS, dos BONECOS GIGANTES DE OLINDA, e dos BONECOS DE MÃO, entre BATALHAS DE CONFETTI, grandes em grandes BAILES regados a CONFETES e SERPENTINAS.




BIBLIOGRAFIA
(1) TRIUNFO HOJE, Preciosidades de Triunfo, 01 de fevereiro 2020
(2) PREFEITURA de Triunfo, Exposição Carnaval
(3) IPAC - Caderno 3 - Carnaval de Maragojipe
(4) CARETOS DE PODENCE - Portugal, SEE+
(5) PREFEITURA Itacaré - Caretas mantém a tradição e a alegria do carnaval 28/02/2022
(6) JORNAL MUNDO LUSIADA - Portugal, Festival Iberico de Mascaras começou em Lisboa com particip. do Brasil 18/05/2018
(7) ESCAPADA RURAL - Rural Portugal, Entrudo Chocalheiro, 09/02/2023
(8) BIBLIOTECA Prof. Lydio Machado Bandeira de Mello, Origem do Carnaval 2000
(9) CARNAVAL DE LAZARIM - Portugal, Berço do Mundo,09/01/2021
(10) ENTROIDO DE LAZA - Férias-Espanha-PT
- PREFEITURA de Maragojipe PE, Ascom e Secretaria da Comunicação
- FUNDARPE Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
- MUSEU DA PESSOA, em Triunfo PE - www.museudapessoa.org
- SESC PE, 2019, Caretas
- WIKIPEDIA.Org
- IMAGENS, Créditos de images descritos nas fotos, pinturas e ilustrações

CarnAxE, aqui é Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br