cantinho da folia


bonecos gigantes de mão

Criaturas engenhosas manipuladas pelos artistas desfilam nos Carnavais no Mundo desde outros tempos como os GIGANTONES, BONECOS GIGANTES, MARICOTÕES e CABEÇUDOS, mas têm-têm BONECOS DE VARA GIGANTES também conhecidos como marionetes e fantoches nos Cortejos do ZÉ PEREIRA. Os bonecos gigantes sáo figuras de vários metros de altura que giram e dançam ao som de uma banda de músicas culturais locais.

bonecos gigantes de bastão

Estes bonecos são CONFECCIONADOS geralmente de fibra de vidro ou plástico pintado e presos a um bastã de madeira ou cano de alumínio.



bonecos gigantes de varetas

E têm "outros que emergem do próprio corpo dos bonequeiros demonstraram que a arte de contar histórias resiste ao tempo". (1)   Abaixo a foto do Carnaval da Argentina.



bonecos gigantes infláveis


E têm os que vem abrilhantar os desfiles na folia momesca, só que com revestimento de lona, tecidos de nylon, poliéster ou plástico, os BONECOS INFLÁVEIS. No Carnaval do Rio de Janeiro em 2012, a Escola de Samba São Clemente desfilou no Sambódromo com uma MULATA INFLÁVEL GIGANTE.
Desenhada pelo cartunista Lan, a Mulata ganhou o nome de Clementina, representando o carnaval carioca. A MULATA CLEMENTINA inflável tinha 20 metros e foi inflada com 95 metros cúbicos de gás hélio e foi produzida por uma empresa especializada em balões gigantes, de Baltimore, nos Estados Unidos.

gigantes foliões de pé - pernaltas

"A 90 centímetros do chão, gigantes foliões levam para blocos de carnaval, no Rio de Janeiro, um certo ar de circo. Começaram a aparecer de pouco em pouco. Agora, formam grupos e desafiam a gravidade sambando nas alturas. Os pernaltas são, atualmente, alegria extra na folia momesca das ruas" (2) e nos desfiles de Zé Pereiras.


nas páginas da história
E têm-têm muito mais trajetória histórica carnavalesca, desfrute das pinceladas do ENTRUDO, passeando entre os CHARIVARIS e os CARETOS jogando água com BISNAGAS (Avó do LANÇA-PERFUME) ou atirando LIMÕES PERFUMADOS. Pulando na história para o ZÉ PEREIRAS acompanhado pelos GIGANTONES, dos CABEÇUDOS, dos BONECOS GIGANTES DE OLINDA, e dos BONECOS DE MÃO, entre BATALHAS DE CONFETTI, grandes em grandes BAILES regados a CONFETES e SERPENTINAS.


BIBLIOGRAFIA
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
(1) Prefeitura Municipal de Canela RS, 21/10/2019
(2) Comunic por Sonia Polinario, 08/02/2020
- Carnavalincoln, Carnaval da Argentina, 2020
- Blimp Rio, 2012
- Escola de Samba São Clemente, agremiação do Rio de Janeiro, 2012
- Prefeitura Municipal do Recife, Pernambuco Press, foto por Marlon Costa


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br