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NOME FANTASIA : Ilê Aiyê
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê ...
ANO DE FUNDAÇAO - 1/11/1974
CATEGORIA - Bloco Afro puxado pela Band´Aiyê
PRESIDENTE - Antonio Carlos dos Santos (Vovô)
vide trajetória completa no final




2024 - SETEMBRO
- Ilê Aiyê e Ayrá no Cultural Barroquinha


2024 - JULHO
- Turnê do Bloco Ilê Aiyê entre a África e Europa
- Turnê internacional de Ilê Aiyê


2024 - JUNHO
- Turnê internacional de Ilê Aiyê
- Artistas participam de intercâmbio com Camarões
- Ilê Aiyê e Olodum integram com Camarões


2024 - MAIO
- III Diálogos dos Tambores com Ilê Aiyê e Banda Didá
- Diversidade para o Amô pelo Pelô para o Amô pelo Pelô
- Olodum, Ilê Aiyê na Virada Cultural SP


2024 - MARÇO
- Jammil convida Ilê Aiyê e Filhos de Jorge


2024 - ABRIL
Micareta de Feira 2024, Feira de Santana BA


2024 - FEVEREIRO
- Viva Verão 2024 em Salvador


CARNAVAL - 2024

08.2- QUI - Encontro de Trios, abertura carnaval
10.02 - SAB - Tema "Vovô e Popó, com o Axé de Mãe Hilda Jitolu
10.02 - SAB - BLOCO ILÊ AIYÊ - saída do Curuzú em direção ao Pelourinho
10.02 - SAB - Ilê Aiyê: Embaixadores Sustentáveis
11.02 - DOM - - Desfile Rio 2024 em homenagem aos 50 anos Ilê Aiyê
11.02 - DOM - BLOCO ILÊ AIYÊ - saída do Curuzú em direção ao Pelourinho
11.02 - SEG - BLOCO ILÊ AIYÊ - saída do Curuzú em direção ao Pelourinho




2024 - JANEIRO
Festival de Verão Salvador 2024
- Concurso Beleza Negra se tornará bem cultural imaterial do estado
- 43ª Noite da Beleza Negra
- Curso Dança de Princesas e Príncipes de Blocos Afros


2023 - JULHO
- Olodum e Ilê Ayê no Panafest 2023, na África


2023 - JUNHO
- Ilê Aiyê realiza oficinas de dança e percussão no MAM


2023 - FEVEREIRO
42ª Concurso Beleza Negra em Salvador BA


2020 - FEVEREIRO
41ª Concurso Beleza Negra em Salvador BA


2019 - FEVEREIRO
40ª Concurso Beleza Negra em Salvador BA


CARNAVAL - 2018
07.02 - PRÉ-CARNAVAL - Lavagem Cultural da Funceb, Salvador BA
10.02 - TEMA - Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba


2018 - JANEIRO
- Bloco Cortejo Afro convida Ilê Aiyê
- Diversidade toma conta dos palcos do Pelô
- Deusa do Ébano, 39ª Beleza Negra Ilê Aiyê


2017 - DEZEMBRO
- Festival Virada Salvador, maior reveillon do mundo
- Blocos afro e projetos de verão agitam a temporada no Pelô


2017 - JULHO
- Conexão Cultural CFA para jovens músicos do bloco afro Ilê Aiyê


2017 - JUNHO
- Ilê Aiyê abre temporada do Música no Parque


CARNAVAL - 2017
19.2- PRÉVIA - Furdunço, prévia Salvador BA
25.2- SAB - Ilê Aiyê leva "Tolerância Religiosa" para ruas do Curuzú
- Ouro Negro chega à décima edição no Carnaval 2017
- "Os povos Ewé/Fon. A influência do Jeje para os afrodescendentes"
- Bloco Ilê Aiyê, o mais belo dos belos


2017 - FEVEREIRO
- Ensaios do Bloco Ilê Aiyê animam o Pelô


2017 - JANEIRO
- 21ª PERCPAN - Panorama Percussivo Mundial
- Ensaios do Bloco Ilê Aiyê animam o Pelô
- Diversidade musical marca os shows nos Largos do Pelourinho
- Olodum convida Ilê Aiyê, Tchan e Tierry


2016 - DEZEMBRO
- Pré-Réveillon do Cortejo Afro com Larissa Luz e Ilê Aiyê
- Ensaios do Bloco Ilê Aiyê animam o Pelô
- Margareth Menezes convida Ilê Aiyê


2016 - NOVEMBRO
- ILÊ AIYÊ : Artes Plásticas e Identidade Afro- Baiana
- Ensaios do Bloco Ilê Aiyê animam o Pelô
- Conversando sua História com Ilê Aiyê e Gerônimo


2016 - OUTUBRO
- Música afro, teatro e samba movimentam o Pelô no fim de semana
- Ensaios do Bloco Ilê Aiyê animam o Pelô
- Ensaios do Ilê Aiyê, Olodum e Gerônimo movimentam o Pelô


2016 - SETEMBRO - Bloco ilê Aiyè define tema de Carnaval 2017
- Ilê Aiyê faz Roda de Conversa sobre o tema do Carnaval 2017


2016 - MARÇO
- Troféu Dodô e Osmar: Ilê Aiyê, Bloco Destaque


2016 - JANEIRO
- Shows e ensaios de carnaval movimentam o Verão do Pelô
- 37ª Noite da Beleza Negra agita sede do Ilê Aiyê
- Ensaios do Ilê Aiyê no Pelourinho


2015 - DEZEMBRO
- Ensaios do Ilê Aiyê no Pelourinho
- Réveillon de Salvador 2016 na Praça Cayrú


2015 - NOVEMBRO
- Ilê Aiyê convida Márcio Victor (Banda Psirico)
- Pelourinho, programação completa de novembro
- Atrações culturais movimentam o novembro negro do Pelô
- Ensaios do Ilê Aiyê no Pelourinho


2015 - OUTUBRO
- Ilê Aiyê, Cheiro de Amor, Tomate e Gerônimo
- Ilê Aiyê e Cheiro de Amor, destaques agenda do Pelô
- Inicia os Ensaios do Ilê Aiyê no Pelô
- Ilê Aiyê convida Adelmo Casé (Negra Cor)


2015 - MAIO
- Festa de 15 anos do Bando de Teatro Olodum
- Ilê Aiyê tem CD e DVD lançados pela Universal Music


2015 - MARÇO
- Feijoada da Alaíde do Feijão


2015 - CARNAVAL
- Olodum e Ilê Aiyê desfilam no Carnaval de Fortaleza


2015 - JANEIRO
- Noite valorização música afro-baiana no Pérolas Mistas
- Ensaios, shows e Marchinhas no Pelô


2014 - DEZEMBRO
- Samba de Verdade: Gal do Beco, Tote de Gira, Muzenza, Ilê Aiyê
- Encerramento do 41º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê
- Show de pré-lançamento do CD Umbilical de Juraci Tavares


2014 - NOVEMBRO
- Dia da Consciência Negra tem progr especial dos Blocos
- III Encontro das Culturas Negras agita o Pelourinho
- Programação Cultural do Pelô de 12 a 18 de novembro 2014
- Samba e muitos shows no Pelourinho


2014 - SETEMBRO
- Margareth Menezes, Ilê Aiyê e Jau na Festa Bloco Malê do Malembá


2014 - JUNHO
- Ilê Aiyê promove curso gratuito de estética afro


2014 - MAIO
- Cursos da Moda de Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza
- Ganhador do Troféu Castro Alves 2014


2014 - CARNAVAL
01.03- SAB- Camarote Ilê Eva no Carnaval
01.03- SAB- Do Ilê Axé Jitolu para o Mundo, Ah se não fosse o Ilê Aiyê
- +100 entidades de matrizes africanas no Carnaval da Cultura
- Secretaria da Cultura do Estado anuncia Carnaval da Cultura
- Salvador capta R$ 55 milhões para Carnaval


2014 - JANEIRO
- Pôr do Som, Daniela Mercury, Didá, Olodum e Ilê Aiyê
- Salvador capta R$ 55 milhões para Carnaval


2013 - DEZEMBRO
- Margareth Menezes recebe Chico César, Ilê e Luiz Caldas
- 40º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê


2013 - NOVEMBRO
- TCA recebe shows de Ilê, Margareth e artistas


2013 - AGOSTO
- Malê Debalê celebra com Ilê, Cortejo Afro e Olodum


2013 - JULHO
- Candidata-se no 40º O Festival de Música Negra do Ilê Aiyê
- Natura Musical Bahia realiza oficinas no interior do estado


2013 - JUNHO
- Kindembu, Pérolas enfatizam trajetória música afro


2013 - ABRIL
- Micareta de Feira Santana reúne feras baianas


2013 - MARÇO
- Projeto Black Atitude – Ressaca do Ilê Aiyê


CARNAVAL 2013
11.02- Ilê Aiyê traz história africana para carnaval de Salvador
11.01- Pelô tem Tabuleiro da Baiana homenageando Ilê
- Camarote Ilê Eva novamente na Praça Castro Alves
- Guiné Equatorial - da herança pré-colonial à geração atual
- Salvador poderá ganhar novo circuito no Carnaval 2013


2013 - JANEIRO
- Black Atitude, ensaio do Bloco Ilê Aiyê
- Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê com Sandra de Sá
- Daiana dos Santos Ribeiro é a Deusa do Ébano Ilê Aiyê
- Blocos de samba e afros terão espaço na transmissão televisiva
- Ilê Aiyê convida Samba de Arerê e Ludmillah Anjos
- Ilê Aiyê grava DVD na Concha Acústica TCA
- Margareth, Brown e Daniela participam gravação DVD Ilê Aiyê


2012 - DEZEMBRO
- Black Atitude, ensaio do Bloco Ilê Aiyê
- Ilê Aiyê convida Tatau (Ara Ketu)


2012 - NOVEMBRO
- Margareth Menezes faz show 39º aniversário Ilê Aiyê
- Olodum e Ilê no Encontro de Culturas Negras
- Olodum e Ilê Ayiê protagonizaram espetáculo à cultura negra
- Debates, música, teatro e dança fecham Encontro
- 39º anos Ilê Aiyê é festejado com um arrastão percussivo
- Ilê Aiyê apresenta o Projeto Black Atitude
- Documentário Janelas do Curuzu estreia em novembro
- Olodum e Ilê Ayiê protagonizaram um verdadeiro espetáculo


2012 - OUTUBRO
- Bloco Ilê Aiyê define o tema do carnaval 2013


2012 - SETEMBRO
- Regina Casé recebe título de cidadã em Salvador
- Ensaio do Ilê Aiyê agita o Curuzú


2012 - AGOSTO
- Salvador poderá ganhar novo circuito no Carnaval 2013
- Ensaio do Ilê Aiyê anima o Curuzú


2012 - MAIO
- Ilê Aiyê comemora o Dia do Trabalhador
- Bate-Papo Tirando de Letra, parceiros da Biblioteca


2012 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, Camaçari BA
- 8ª edição da Quitanda do Saber será realizada no Pelourinho


2012 - CARNAVAL
- Ilê Aiyê pede paz no carnaval e põe o bloco na rua
- Grandes encontros na Praça Castro Alves
- Pelourinho em pleno Carnaval - programação
- Centro Histórico se veste de “País do Carnaval”
- Carnaval Pipoca e Largos do Pelourinho


2012 - JANEIRO
- 33ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê
- Olodum convida Filhos de Jorge + Ilê Aiyê
- Camarote Ilê Eva é a grande novidade do carnaval 2012
- Ilê Aiyê convida Daniela Mercury e Olodum
- 38º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê
- Ilê Aiyê perde uma Deusa do Ébano


2011 - DEZEMBRO
- Festa de Santa Bárbara no Pelourinho
- Samba de Roda e Baianas abrem calendário festas
- Dia do Samba reunirá nove blocos no Pelourinho

2011 - NOVEMBRO
- Encerramento programação do Afro XXI
- Celebrações, emoções e cultura afrobrasileira
- "África em Movimento", atrações internacionais
- Encontro Ibero-americano Int. Afrodescendentes
- Will Carvalho e Tatau abriram programação Afro XXI
- Maratona de ensaios no Pelourinho
- Programação diversificada
- Tatau, Will Carvalho, Muzenza, Olodum
- Fred Dantas inovou no repertório e aqueceu o público
- Comemorações do mês da Consciência Negra
11ª Caminhada da Liberdade em Salvador


2011 - OUTUBRO
- Ouro Negro realiza seminário sobre Carnaval 2012
- Blocos participam Seminário Carnaval
- CCPI encerra a Semana da Criança
- Feijoada de Ginga do Ilê Aiyê
- Márcia Short, Eletricaz, Muzenza e muito mais


2011 - SETEMBRO
- Desfile: Didá, Ilê Aiyê, Muzenza e Malê Debalê


2011 - JULHO
- Mariene Castro convida Ilê Aiyê e Diamba


2011 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, Camaçari BA


2011 - FEVEREIRO
- Ensaios do Ilê Aiyê agitam a capital baiana
- Saulo Fernandes e Olodum no ensaio do Ilê Aiyê
- 32ª Noite da Beleza Negra Ilê Aiyê


2011 - JANEIRO
- Lavagem de Santo Amaro, fé, tradição e folia profana
- Brown convida Ilê, Durval, Luiz Caldas, Armandiinho


2010 - DEZEMBRO
- Coletiva lança produtos da Palmares
DEZ- Ensaios ILê Aiyê, Bambeia e Negros de Fé


2010 - NOVEMBRO
- Black Atitude 2010 reune Ilê Iyê e João Bosco
- XXXVII Festival da Música Negra Ilê Aiyê


2010 - SETEMBRO
- Black Atitude reune Ilê, Estakazero e Movimento


2010 - AGOSTO
- Profissão Samba convida Tonho, Didá e Ilê
- Ilê define tema do Carnaval 2011
- Juazeiro recebe oficinas do Ilê Aiyê


2010 - JUNHO
- Ilê Aiyê em turnê pela Europa
- Conexão Vivo apresenta Ilê Aiyê


2010 - ABRIL
- 72ª micareta Feira de Santana BA


2010 - MARÇO
- Quitanda do Saber com Ilê e Tonho Matéria
- Indicados ao Troféu Castro Alves
- Indicados à 19ª Troféu Dodô & Osmar


2010 - CARNAVAL
SEG- Margareth desfila com Ilê ...
SEG- Afropop homenageia Blocos Afros


2010 - JANEIRO
- Margareth leva Giro Cultural ao Ilê Aiyê
- Ilê Aiyê divide o palco com Luiz Melodia
- Ensaios Ilê com Samba Cozinha e Negros Fé
- Band´Aiyê convida Partido Popular e Bambeia
- Gilberto Gil é convidado do Ilê Aiyê
- 31ª Noite da Beleza Negra Ilê Aiyê
- Deusa Ilê promete valorizar cultura Negra


2009 - DEZEMBRO
- Ensaios do Ilê Aiyê no Curuzú


2009 - NOVEMBRO
- Ensaios do Ilê Aiyê no Curuzú
- Dão e DJ Sankofa fazem homenagem ao ILê Aiyê
- Educadora FM- homenageem Faixa Negra


2009 - OUTUBRO
- Pernambuco - Uma Nação Africana, tema 2010
- Ilê Aiyê faz aniversário em grande estilo
- Band´Aiyê divide palco com Leci Brandão e Movimento


2009 - SETEMBRO
- Ilê Aiyê canta com Lia de Itamaracá
- Ilê Aiyê comanda a Semana da Mãe Preta
- Mâe Hilda mentora do Ilê deixa saudades


2009 - AGOSTO
- Ilê ganha Estúdio de Gravação


2009 - JULHO
- Festa Lançamento Banda Samba Dá


2009 - MAIO
- Lançamento Festival homenagem à Salvador
- Canto Negro I no Livro 300 discos
- Vovô do Ilê relata trajetória de vida
- Encontro de artistas e ativistas do Fesnam


2009 - ABRIL
- 40º New Orleans Jazz Festival


2009 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, micareta Camaçari BA


2008 - ABRIL
- 71ª micareta Feira de Santana BA
- Festa solidariedade Ilê BA
- Define Tema do Bloco para 2009


2008 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, micareta Camaçari BA


2008 - CARNAVAL
FEV- Carnaval terá novidades


2007 - SETEMBRO
- agenda de shows e eventos
- Semana da Mãe Preta
- Festival Carne de Sol
- Início dos Ensaios
- Tambores da Liberdade


2007 - AGOSTO
- agenda de shows e eventos
- Ensaio Especial no Curuzú


2007 - JULHO
- agenda de shows e eventos
- Chame Gente em Salvador
- Bloco Afro Malê Malembá
- Apresentação em Candeias
- Praça Medalhas Pan Rio 2007
- Enc.Nac.Juventude Negra
- Folia em Lauro Freitas BA


2007 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, micareta Camaçari


2007 - FEVEREIRO
- agenda de shows e eventos
- 28a da Beleza Negra
- Ensaio Pré-carnavalesco
- Festival de Música Ilê Aiyê
- FeijoaDinha Iemanjá Bahia


2007 - JANEIRO
- agenda de shows e eventos
- Ensaio Pré-carnavalesco
- Movimento AfropopBrasileiro


2006 - DEZEMBRO
- 58 anos Dec.Direitos Humanos
- II Mov.Afrobrasileiro reune blocos


2006 - NOVEMBRO
- Movimento Afropobrasileiro
- Como Foi o encontro afropop?


2006 - SETEMBRO
- Gravação tema Band Folia 2007


2006 - JULHO
- Participa da Central da Periferia


2006 - JUNHO
- Projeto Fest Licor com Ilê
- Lançamento Caderno volume 14


2006 - MAIO
- Define tema do carnaval


2006 - MARÇO
- Lavagem de Arembepe, micareta Camaçari
- Recebe Troféu Dodö e Osmar
- 15a Troféu Dodö e Osmar


2006 - FEVEREIRO
- Escolhida nova Deusa do Ébano
- Atrações do Bloco da Cidade
- 3o ano Bloco Ilê Aiyê
- Tema do bloco no Carnaval


2006 - JANEIRO
- 2ª eliminatória Fest Música
- Anima Feijoada Alaíde do Feijão


2005 - JULHO
- Place de la Bastille


2005 - MAIO
- Comanda Vive La France


2005 - ABRIL
- Ensaio especial do bloco


2005 - MARÇO
- Recebe BigBrother no Aeroporto


2005 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


2005 - JANEIRO
- Último ensaio Ilê Aiyê
- Daniela participa ensaio


2004 - NOVEMBRO
- Inicia-se comemorações 31 anos
- Festa de aniversário Ilê
- Pedaço de Cada Um
- Livro Vozes Quilombolas
- Noite Wa Jeun
- Proj Fela Anikulapo


2004 - OUTUBRO
- Cortejo Afro e Ilê gravam remix
- VIII Festival das Crianças


2004 - SETEMBRO
- Brahma anuncia patrocínio


2004 - AGOSTO
- Erê participa Trilha Conhecimento
- Folia Africana na Senzala
- Começa os ensaios carnavalescos
- Produtora Perto da Selva é fechada


2004- JULHO
- Prêmio Somos Patrimônio


2004 - MARÇO
- Carnê Sábado Aleluia


2004 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


2003 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


2002 - OUTUBRO
- 10ª Alafolia, micareta Alagoinhas BA


2002 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


2001 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


2000 - FEVEREIRO
- Tema do Bloco no Carnaval


1999
- Tema do Bloco no Carnaval


1998
- Tema do Bloco no Carnaval


1997
- Tema do Bloco no Carnaval


1996
- Tema do Bloco no Carnaval


1995
- Fundação Projeto Pedagógico
- Tema do Bloco no Carnaval


1994
- Tema do Bloco no Carnaval


1993
- Tema do Bloco no Carnaval


1992
- Tema do Bloco no Carnaval


1991
- Tema do Bloco no Carnaval


1990
- Tema do Bloco no Carnaval


1989
- Tema do Bloco no Carnaval


1988
- Tema do Bloco no Carnaval
- Fundação da Escola Mãe Hilda
- Vovô fala sobre dificuldades iniciais bloco
- Ilê Aiyê inicia sua trajetória carnavalesca
1981 - Presença entidades carnavalescas afrobrasileiras no Carnaval é maior


1987
- Tema do Bloco no Carnaval


1986
- Tema do Bloco no Carnaval


1985
- Tema do Bloco no Carnaval


1984
- Tema do Bloco no Carnaval


1983
- Tema do Bloco no Carnaval


1982
- Tema do Bloco no Carnaval


1981
- Presença entidades carnavalescas afrobrasileiras no Carnaval é maior
- Tema do Bloco no Carnaval


1980
- Ilê Aiyê torna-se patrimônio da cultura afro-baiana
- Tema do Bloco no Carnaval


1979
- Tema do Bloco no Carnaval


1978
- Tema do Bloco no Carnaval


1977
- Tema do Bloco no Carnaval


1976
- Tema do Bloco no Carnaval


1975
- Tema do Bloco no Carnaval
- Ilê inicia sua trajetória carnavalesca
- "Se reúnem num só ritmo, o "Ijexa"


1974
- Ilê Aiyê inicia sua trajetória carnavalesca


TRAJETÓRIA HISTÓRICA
A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para o contexto específico da realidade baiana, sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana. "Em 1975, o Ilê Aiyê desfilou pela primeira vez no Carnaval. O bloco chegou defendendo o poder para a população negra e denunciando o racismo o que causou uma enorme polêmica como mostra a edição de 12 de fevereiro de 1975 de A TARDE. (ATarde - 10 de fevereiro de 2023)
Primeiro bloco afro fundado na Bahia, o Ilê Aiyê nasceu no Curuzu, Liberdade, e já foi premiado diversas vezes como o melhor bloco afro do Carnaval baiano. A discografia do Ilê Aiyê, batizada com o nome de "Canto Negro”, é composta por quatro discos. No CD "IV Canto Negro", lançado em 1998 e produzido por Arto Lindsay, foram gravadas músicas que fizeram sucesso ao longo dos primeiros 25 anos do bloco. Pela Band'Aiyê já passaram grandes mestres da percussão baiana, como Mestre Bafo, Mestre Carneiro, Mestre Eron, Mestre Muçulmano, Mestre Valter, Neguinho do Samba, Mestre Senac, Mestre Prego, Ninha, Robertinho Alazarrô, Carlinhos Brown e Ademir. O Ilê Aiyê já se apresentou em inúmeros países, a exemplo de Angola, Benin, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Equador, Colômbia e Argentina. (Carnaval Ouro Negro).

2023 - BAND´AIYÊ
A Band' Aiyê está umbilicalmente ligada ao Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, sendo formada exclusivamente por artistas afrodescendentes que têm demonstrado que a música baiana não é feita só de axé music. Atualmente, comandada pelos cantores Iana Marucha, Jiauncy, Iracema Kiliane, Marcos Costa e Juarez Mesquita, a Band'Aiyê tem levado a música afro-baiana para grandes palcos do mundo. A discografia do Ilê Aiyê, batizada com o nome de “Canto Negro”, é composta por 04 cds, sendo que o 1º e o 2º, na forma original em vinil, foram re-masterizado em CD. O Cd “IV Canto Negro” lançado em 1998 e produzido pelo produtor musical Arto Lindsay foi gravado em homenagem aos 25 anos do bloco com musicas que fizeram sucesso ao longo da trajetória da Banda. Mixado nos Estados Unidos. Numa crítica feita por Caetano Veloso recebeu os adjetivos de “fundamental” “obrigatório” “fonte de prazer e deleite”.
Pela Band’Aiyê já passaram grandes mestres da PERCUSSÃO baiana dentre eles destacamos: MESTRE BAFO (in memorian), MESTRE CARNEIRO, MESTRE ERON, MESTRE MUÇULMANO, MESTRE VALTER, MESTRE NEGUINHO DO SAMBA (in memorian), MESTRE SENAC, MESTRE PREGO (atualmente Meninos do Pelô), NINHA, ROBERTINHO ALAZARRÔ (in memorian), CARLINHOS BROWN, MESTRE RAFAEL (in memorian) E ADEMIR (atualmente Muzenza). Alem destes, milhares de percussionistas já passaram pela Band’Aiyê e deixaram um legado musical que hoje é referencia para a musicalidade baiana e mundial. Atualmente a Percussão da Band’Aiyê é composta por 100 músicos que são comandados pelos mestres: MARIVALDO PAIM, MARIO PAM e CARLOS KEHINDÊ.
A Banda Aiyê já deixou sua marca em participações nos Cds de diversos artistas consagrados no mundo da música e projetos musicais: Bjork (Finlandia), Yerba Buena (Cuba – EUA), Nass Marraketh (Marrocos), Daniela Mercury (Brasil), Arto Lyndsay (EUA), Martinho da Vila (Brasil), Projeto Salvador Negro Amor (Brasil), Teatro Villa Velha (Trilhas do Vila), Banda Mel, Igreja Rosário dos Pretos, Virgínia Rodrigues, 100 Anos de Tropicália (promovido pela Bahiatursa), Simone Sampaio, Morais Moreira, Arto Lindsay.
A DANÇA AFRO é uma das características fundamentais do Ilê Aiyê. O corpo de dançarinos é formado por aproximadamente 30 pessoas que são coordenadas pela Diretora e Estilista: DETE LIMA. A cada ano este número cresce, pois os (as) adolescentes oriundos (as) da Band’Erê são incorporados (as) ao grupo. Além disso, após o concurso da Deusa do Ébano, novas dançarinas se enquadram neste seleto grupo. Elementos da ancestralidade africana, guardados pelos Terreiros de Candomblé, são as bases que sustentam a dança afro do Ilê. Fundamentada no Ijexá, a dança afro encanta a todos que apreciam esta arte.
O jornalista Ben Ratliff , que esteve em Salvador no carnaval/99, escreveu uma matéria no dia 21/03, na capa do segundo caderno do suplemento Arts & Leisures, do jornal americano New York Times, com o título de “Hewing to both musical and racial roots in Brazil” (cortando as raízes musical e racial no Brasil) e estampa para o mundo a foto dos timoneiros da Band’ Aiyê.
A Band’ Aiyê está umbilicalmente ligada ao Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, sendo formada exclusivamente por artistas afrodescendentes que têm demonstrado que a música baiana não é feita só de axé music. Atualmente, comandada pelos cantores Iana Marucha, Jiauncy, Iracema Kiliane, Marcos Costa e Juarez Mesquita, a Band’Aiyê tem levado a música afro-baiana para grandes palcos do mundo. (Ilê Aiyê - Julho 2013)


2007
ILÊ AIYÊ, primeiro bloco afro da Bahia, inicia sua história em 1º de novembro de 1974, no Curuzu-Liberdade, bairro de maior população negra do pais: 600 mil habirtantes. O objetivo da entidade é preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, para isso, desde que foi fundado, vem homenageando os países, nações e culturas africanos e as revoltas negras brasileiras que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica e da auto-estima do negro brasileiro, tornando populares os temas da história africana vinculando-os com a história do negro no Brasil, construindo um mesmo passado, uma linha histórica da negritude.
O seu movimento rítmico musical, inventado na década de 70, foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganha força com os ritmos oriundos da tradição africana favorecendo o reconhecimento de uma identidade peculiar baiana, marcadamente negra. O espetáculo rítmico-musical e plástico que o bloco exibe no Carnaval emociona baianos e turistas e arranca aplausos da população. A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para o contexto específico da realidade baiana, sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana.
Com 3 mil associados, o Ilê Aiyê é hoje um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.
A Nossa Missão - Difundir a cultura negra na sociedade, visando agregar todos os afro-brasileiros na luta contra as mais diversas formas de discriminações raciais, desenvolvendo Projetos carnavalescos, culturais e educacionais, resgatando a auto estima e elevando a nível de consciência crítica, através do lúdico.
A Nossa Imagem -Construímos uma instituição sócio-carnavalesca reconhecida internacionalmente, um modelo de referência, primordialmente para as entidades afro, pelas nossas atividades culturais e musicais voltadas para a valorização da população negra, com uma gestão auto-sustentada. nossos Princípios e Valores

O RESPEITO aos mais velhos como suporte de BOM COMPORTAMENTO,garantirá a preservação das tradições religiosas afro-brasileiras.
A defesa do povo negro será garantida com a prestação e SOLIDARIEDADE às diversas lutas sociais.
A VALORIZAÇÃO da população negra proporcionará a valorização positiva e difusão da sua cultura e história.
A manutenção do PATRIMÔNIO MUSICAL é a força da entidade como agremiação carnavalesca.



2014
"O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a dança e a alegria contagiante são as marcas dos blocos afro, que há 40 anos arrastam milhares nas ruas de Salvador. Junto com os afoxés, representam a cultura negra e são os homenageados do carnaval deste ano.
Em 1974, no Bairro da Liberdade, dois amigos decidiram criar uma agremiação carnavalesca formada só de negros. Nascia assim o Ilê Aiyê. Antônio Carlos Vovô, um dos fundadores, conta que o bloco afro surgiu para combater o racismo. “Na época, os grandes blocos e clubes eram todos de brancos. A participação do negro era só tocando ou carregando alegorias. Por isso, resolvemos criar um bloco onde o negro fosse também peça principal”, disse.
O primeiro desfile teve 100 participantes. Quatro décadas depois, os associados somam mais de 3 mil. Em sua trajetória, o Ilê Aiyê levou novos ritmos para a festa e contribuiu para a criação de outros blocos afro, como o Malê Debalê (1979), Olodum (1979), Muzenza (1981), Cortejo Afro (1998) e o Bankoma (2000). No carnaval deste ano, o tema do bloco é Do Ilê Axé Jitolú para o Mundo, “Ah, se não fosse o Ilê Aiyê”, que vai contar o contexto histórico em que o bloco foi criado. "O Ilê Aiyê surge dentro do Ilê Axé Jitolu, com as bênçãos da Yalorixá Hilda Jitolu, com a intenção de mudar o paradigma do carnaval de Salvador. Ao longo dos seus 40 anos, abordou vários assuntos ligados à temática negra", conforme site do bloco. " (Agência EBC Brasil)


2015 - RELEASE OFICIAL
Ele não é só o mais antigo bloco afro do Brasil, é também o mais belo dos belos, responsável por um dos desfiles mais esperados e aplaudidos do Carnaval de Salvador. Em 2015, o Ilê Aiyê faz sua 41ª participação nesta que é a maior festa popular do planeta, desta vez inspirado no tema “Diáspora Africana – Jamaica – Afrodescendentes”.
Mais uma vez, a entidade confirma sua tradição como divulgadora da cultura afro brasileira, tomando as ruas em forma de um espetáculo rítmico-musical e plástico, marcado pelo som de atabaques e tambores e pela alegria dos seus 3 mil associados. A passagem do Ilê inspira canções, poesias e traz, anualmente, milhares de baianos e turistas para a Liberdade/Curuzu, bairro mais negro da capital baiana, para assistir a saída desse bloco carnavalesco que se consolidou como símbolo da cultura africana no Carnaval da Bahia. As vozes retumbantes e os batuques rítmicos do Ilê afirmam a mãe África no coração de Salvador.
O repertório, interpretado com maestria pelas vozes da Band’Aiyê, são um convite para seguir o Ilê em todo o percurso da festa. A primeira música do grupo, “Que Bloco é esse”, de Paulinho Camafeu, de 1974, é uma das mais esperadas. Outros grandes sucessos são “Deusa do Ébano”, “Depois que o Ilê Passar”, “Charme da Liberdade”, “Décima Quinta Sinfonia”, “Exclusão” e “Viva o Rei”. Assim, o Ilê também deixa sua marca pela vivacidade de sua expressão musical. Pode-se dizer que, naquele ano de 1974, quando o Ilê saiu pela primeira vez nas ruas, o bloco foi responsável pela revolução do Carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade da festa ganhou novos ritmos oriundos da tradição africana. Hoje, o Ilê Aiyê é patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia. A batida do Ilê resgatou o elo que une a Bahia à África e despertou a Salvador Negra.
O tema do Carnaval 2015, “Diáspora Africana – Jamaica – Afrodescendentes”, tem como inspiração a Década Internacional de Afrodescendentes pela ONU, que terá início em 1o de janeiro de 2015. Intitulada “Pessoas Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, a década será celebrada de 2015 a 2024, com o objetivo de reforçar o combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e ao racismo.

ILÊ AXÉ JITOLU
Descendente direto da Cacunda de Iaiá, O Ilê Axé Jitolú foi fundado pela mãe de santo Hilda Jitolú em 1952, o terreiro da Nação Jeje Savalu, é um dos mais tradicionais de Salvador. Foi no Ilê Axé Jitolu que aconteceram as primeiras reuniões que, em 1974, deram origem ao bloco afro Ilê Aiyê, comandado pelo filho da matriarca, Antonio Carlos dos Santos Vovô.
O Terreiro também serviu de espaço para abrigar a Escola Mãe Hilda e o Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê. Falecida em 2009, o terreiro é hoje comandado pela sua filha, Mãe Hildelice Benta.


2018
O Ilê Aiyê é considerado o primeiro bloco afro do Brasil. Criado em 1974 no bairro da Liberdade, em Salvador, firma-se como polo de protesto contra o racismo, difundindo um sistema positivo de representação do negro e enaltecendo as raízes africanas da cultura nacional. Produz sua arte com música, dança, ilustração e vestuário e desenvolve, em paralelo, projetos de extensão pedagógica. O grupo é fruto da ação da ialorixá (mãe de santo) Hilda Dias dos Santos (1923-2009), a Mãe Hilda Jitolu, e de seu filho Antonio Carlos dos Santos Vovô (1952). Promove, desde o primeiro desfile, a valorização das populações negras da África e da diáspora africana nas Américas. Também destaca e celebra personalidades afrodescendentes da história brasileira. Entre os artistas influenciados pelo bloco figuram os cantores Gilberto Gil (1942), Margareth Menezes (1962) e Carlinhos Brown (1962).
No início dos anos 1970, Vovô, Apolônio de Jesus (1952-1992) e outros moradores do entorno da ladeira do Curuzu, na Liberdade, planejam montar um bloco de carnaval formado só por negros. Foram inspirados pelas lutas por direitos civis nos Estados Unidos, pelas guerras de libertação contra o colonialismo na África e pelos movimentos norte-americanos do Black Power e dos Panteras Negras. Trata-se de uma resposta ao racismo que, embora não explícito, inibe a participação de afrodescendentes no circuito oficial da cidade. A sacerdotisa Mãe Hilda, do terreiro Ilê Axé Jitolu, aprova a iniciativa, mas impõe a condição de participar do cortejo, a fim desestimular a repressão aos foliões. Atribui-se a ela o nome do bloco, que em língua iorubá significa “casa” (ilê) e “terra” (aiyê), evidência da proximidade do grupo com o candomblé. O próprio ritmo adotado, ijexá, deriva da religião dos orixás. Entre o estabelecimento do Ilê Aiyê, em novembro de 1974, e o desfile no carnaval, cerca de cem foliões são reunidos, dos quais constam apenas 15 instrumentistas – um contraste com os 150 componentes da bateria nas décadas posteriores. Hildete dos Santos Lima, a Dete (1952), também filha biológica de Mãe Hilda, ocupa-se da fantasia. Portando cartazes, adereços e cabelos alusivos à negritude, o grupo sai à rua, sob a vigilância da Polícia Federal, sendo vaiado e recebendo críticas da imprensa, que o tacha de racista por contrariar a suposta democracia racial brasileira. Apesar disso, a música tema, do compositor Paulo Vitor Bacelar, o Paulinho Camafeu (1947), ganha popularidade e é gravada por Gil dois anos depois. Com o tempo, a desconfiança em relação ao grupo cede a um interesse crescente: na folia de 1977, o bloco tem mil integrantes. A Liberdade adquire status de espaço negro de resistência, um quilombo, um “Harlem baiano”.
O objetivo do Ilê Aiyê de africanizar o carnaval soteropolitano transcende a festa e contribui para moldar a autoimagem e o cotidiano da população negra da metrópole. Ela começa a exibir tranças, cabelos black e rastafári, batas africanas e búzios. Esses mesmos búzios representam o logotipo do bloco, nas cores preto, amarelo, vermelho e branco, sobre a divisa “perfil azeviche”, referência ao mineral que simboliza a pele negra. De 1980 a 2005, o artista plástico José Antonio Cunha, o J. Cunha (1948), cria as estampas das vestimentas e os cenários onde ficam os dançarinos. Ele é sucedido pelo artista plástico Raimundo Souza dos Santos, o Mundão (1957). Insígnias do candomblé, como o opaxorô de Oxalá e os tridentes de Exu, compõem os elementos gráficos do grupo. O evento Noite da Beleza Negra, idealizado em 1979 para a escolha da Deusa do Ébano – rainha do bloco –, logo se converte na festa mais importante para o Ilê Aiyê antes do carnaval. No mesmo ano, sob a influência do grupo, surgem mais blocos com inspiração africana em Salvador: Malê Debalê e Olodum. A essa altura, é estabelecida uma nova categoria para o carnaval da cidade, a de “bloco afro”. Posteriormente, o Ilê Aiyê se autodenomina como o “primeiro bloco afro do Brasil”, embora clubes carnavalescos compostos por negros interessados na promoção de aspectos das culturas da África já se formem em Salvador no fim do século XIX. Seja como for, o Ilê Aiyê dedica seus temas a povos africanos nunca exaltados, entre eles, os de Ruanda, Angola e Nigéria. Em 1989, o tema volta-se para a história brasileira, em homenagem a Palmares.
Mas não é só ao carnaval que o Ilê Aiyê se dedica. Uma escola comunitária é fundada pelo grupo em 1988. A instituição oferece os primeiros anos do ensino fundamental e tem por eixo temático a equidade racial e de gênero. Uma escola de percussão abre as portas em 1992 para formar jovens instrumentistas para a Band’Aiyê. Três anos depois, o Ilê Aiyê inicia a edição anual dos Cadernos de Educação, com textos sobre a história negra. O grupo inaugura em 2003 sua sede. Em 2010, considerado patrimônio cultural da Bahia, começa a aceitar foliões brancos, o que gera polêmica. O Ilê Aiyê toma o carnaval como um espaço de contestação e situa o negro como sujeito e não objeto marginalizado nas representações histórica, social e cultural do Brasil. Sugere transformações nos sistemas simbólicos e discursivos dominantes a respeito dos afrodescendentes e da África. Contribui, assim, para a ressignificação de atributos e práticas associados às populações negras, impulsionando nova autoestima que repercute entre afrodescendentes, em especial na capital baiana.
Exposição Itaú Cultural - Ocupação Ilê Aiyê - 4/10/2019 - 6/1/2018


2018
"Como parte das comemorações em 2023 dos 40 anos do seu primeiro registro fonográfico, o single Saia da Minha Vida (Stônica), lançado apenas na Bahia, em 1983, a cantora e compositora Sylvia Patricia realiza um show acústico em Portugal. O repertório traça uma viagem cronológica de sua obra, mesclando as canções mais conhecidas às músicas do novo EP, Existe Amor em SP, lançado esse ano, projeto autoral e inédito, gestado e realizado durante o período da pandemia da covid-19. Ela estreia amanhã no Faro, na Casa das Virtudes; dia 9 é a vez de Lisboa, no Samambaia; dia 15 a cantora repete a dose na capital portuguesa, no Avenew, e encerra em Braga, dia 17, no Alma do Rio. Sylvia será acompanhada por Márcio Diniz, Luciano Vasconcelo e Marcus Nabuco. Lincoln mostra seu lado forrozeiro Foto:Éder Mota) Lincoln estreia seu Arraiá." (Correio da Bahia - Osmar Martins - 01/06/2023)

AÇÕES SOCIAIS
O bloco mantém um projeto de inserção pedagógica que contempla a escola de educação formal Mãe Hilda e a de educação infantil Banda Erê. Também oferece cursos profissionalizantes de assistente de cozinha, estética afro, informática, confecção de instrumentos e telemarkenting.

CURIOSIDADES
Ilê Aiyê significa "Casa dos Negros". A Liberdade é o bairro de maior população negra do país: mais de 600 mil habitantes.

REDE SOCIAL
- SITE OFICIAL : www.ileaiye.org.br - SEDE : Rua Direta do Curuzu, 228, Curuzu- Salvador BA



 

O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro a desfilar pelas avenidas e ladeiras da Bahia. É a expressão dos anseios de grupos de negros em busca de auto-afirmação cultural ...